09
nov
09

L. Frank Baum

baum

O escritor e teosofista norte-americano, Lyman Frank Baum nasceu em Chittenango, em Nova York, em 15 e maio de 1856 e morreu em 6 de maio de 1919. Foi o responsável por criar um dos mais populares livros jamais escritos na literatura infantil americana, “O Maravilhoso Mágico de Oz”, ou apenas como é mais comumente conhecido,  “O Mágico de Oz”.

Baum é descendente de uma família alemã e teve oito irmãos. Apesar de ter recebido o nome Lyman em homenagem ao pai, ele nunca gostou e preferia ser chamado apenas de Frank, razão pela qual ele assinava os seus livros como L. Frank Baum.

Baum foi educado em casa juntamente com os irmãos, mas considerado muito sonhador pelos pais, quando completou 12 anos foi enviado para estudar na Academia Militar de Peekskill. Os pais acreditavam que ele precisava de uma educação mais rígida, mas após ficar dois anos na academia retornou para casa, após sofrer um incidente descrito como um ataque de coração.

Fascinado por livro, talvez por isso, começou a escrever muito jovem. Juntamente com alguns irmãos, ele publicava várias edições do jornal que eles denominaram “Jornal do Lar” e chegaram até mesmo a vender anúncios. Quando completou 17 anos, Baum criou um segundo jornal, chamado “O Coletor de Selos”, amador e impresso em brochura de 11 páginas, iniciando daí o negócio de troca de selos com seus amigos.

Neste mesmo período ele começou a interessar-se por teatro, o que foi a causa de sua condução ao fracasso e quase falência. Após sofrer o primeiro fracasso no teatro, aos 18 anos, ele abandona o objeto de sua devoção e passa a trabalhar como caixa na firma de um cunhado. Quando completou 20 anos iniciou um novo interesse: o de criar aves exóticas, que era moda da época.

Ao completar 30 anos publicou seu primeiro livro, “O Livro das Hamburguesas: Um Breve Tratado sobre Cruzamento, Crescimento e Gerenciamento de Diferente Variedades de Hamburguesas”.

Apesar da primeira decepção com o teatro e se lançando em águas mais profundas, ele não conseguiu ficar muito distante do palco. Com o pseudônimo de Louis F. Baum continuou participando de peças. Em 1880 seu pai o tornou gerente de uma rede de teatros que ele possuía e Baum então organizou peças de teatro para que pudesse atuar nelas.

Em 1882 Baum se casou com Maug Gage. E em 1888 eles mudaram-se para Aberdeen, Dakota do Sul, onde abriu a loja “Bazar Baum”. Mas ela não durou muito tempo, pouco tempo depois a loja faliu, o levando em seguida a editar um jornal local, o “The Aberdeen Saturday Pioneer”, onde foi o responsável por escrever uma coluna que se tornou famosa “Nossa Terra Senhora”.

Mais uma tragédia acomete a vida profissional de Baum. Em 1891, o jornal faliu e ele mudou-se com a família para Chicago, Illinois, onde ele arrumou mais um emprego em jornal, desta vez como repórter do “Evening Post” e trabalhou também como vendedor ambulante.

Em 1897 escreveu e publicou “Mamãe Ganso em Prosa”, uma coleção de rimas escritas em prosa e foi um sucesso, levando o autor a deixar o trabalho como vendedor ambulante.

Em 1899, “Papai Ganso” fazia parte de uma coleção de poesias infantis em estilo nonsense. O livro foi um sucesso absoluto e imediato, tornando-se o best-seller infantil do ano.

Em 1901, Baum juntamente com o ilustrador Denslow publicaram “O Maravilhoso Mágico de Oz”, que ganhou o título de best-seller por dois anos seguidos. Após o sucesso das aventuras de Dorothy no mundo de Oz, Baum publicou mais 13 livros baseados neste mundo encantado.

No final da vida, Baum estava doente e repleto de dívidas, devido aos incontáveis financiamentos de peças de teatro que lhe davam apenas prejuízo.

Seu último livro, “Glinda of Oz”, foi publicado em 1920, após a sua morte, mas a série continuou sendo escrita e publicada por muitos outros atores e por muito tempo. Dentre suas obras totalizam-se 70 livros para crianças.

fbaum

Anúncios

0 Responses to “L. Frank Baum”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,641 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: