23
nov
09

Lua Nova

Dando sequência ao sucesso absoluto de “Crepúsculo”, Stephenie Meyer lançou “Lua Nova”. Se os leitores que se apaixonaram pelo lindo casal Edward e Bella esperavam ver os dois juntinhos protagonizando mais momentos românticos, se decepcionaram, a princípio. Neste volume os leitores são testemunhas do dolorido afastamento deles. Cada livro ganha um título e uma imagem que possuem um significado por trás da história. Como o próprio título sugere, “Lua Nova”, é a fase considerada mais obscura do astro, representando o momento mais sombrio da vida de Bella, a perda do seu verdadeiro amor.

A protagonista está prestes a completar 18 anos e a família de Edward prepara uma festa especial para ela na mansão em que moram. Tímida e desastrada, ao abrir um dos presentes, Bella machuca o dedo em uma farpa de papel e acaba sangrando. O que termina provocando uma grande confusão. Jasper, por ser o mais novo transformado e “vegetariano” da família, ao sentir o cheiro do sangue de Bella se descontrola e fica sedento. Transtornado com a situação e por ter achado que estava colocando a garota constantemente em perigo, Edward toma a decisão de mudar-se com a família, abandonando Bella.

Achando que seria mais fácil abandonar a menina, tornar mais fácil a partida, e para que ela pudesse tocar a vida adiante com mais facilidade, ele resolve revelar a ela que não a ama. Mas o que aconteceu foi justamente o contrário, Bella fica desolada e não consegue seguir adiante, chegando até mesmo a perder o contato com os amigos.

Quatro meses se passaram desde a partida de Edward. Vendo que a filha não conseguia ter a vida normal de volta e cansado de ver a menina tão apática, Charlie, que desde a perseguição de James, já estava irritado com Edward achando que ele estava fazendo a filha sofre, ameaça a filha de mandá-la para Jacksonville para viver com a mãe, Rene. Ao se dar conta do efeito que a ameaça de Charlie faria para a sua vida, Bella reage tendo um acesso de fúria. Emocionado, por acreditar que a filha realmente está gostando de morar com ele a em Forks, Charlie repensa a sua decisão e permite que a filha continue lá, mas com uma condição: desde que ela volte a sair com os amigos.

Esforçando-se para mostrar uma reação de melhora, Bella vai ao cinema na companhia da colega de classe Jessica. Ao sair do cinema, Bella vê um grupo de homens que a chamam para perto de um bar. Relembrando o que viveu no primeiro livro na cidade Port Angeles, Bella vai de encontro ao perigo, mas a voz de Edward em sua cabeça a repreende veementemente. Ela fica confusa com isso e acaba desistindo da idéia.

Na ausência de Edward, Bella procura conforto na companhia do amigo de infância, Jacob Black. Compra duas motos velhas e Jacob, como tinha habilidade para mecânica, as conserta. A garota então passa as tardes com ele em La Push e ele promete ensinar ela a pilotar. Após as motos ficarem prontas, os dois as levam para à praia. No caminho eles observam Sam Uley pular do penhasco com alguns amigos. Bela fica surpresa e ao mesmo tempo empolgada com o que viu. Jacob promete levá-la para pular o penhasco um dia, apesar de não entender direito o súbito interesse da amiga em esportes radicais. Jacob confessa que acredita que Sam faça parte de alguma quadrilha.

Mike convida Bella para ir ao cinema e ela leva junto Jacob. Mike estava com alguma virose e acaba transmitindo-a para a garota. Jacob acaba tendo reações estranhas no seu corpo, achou que também estivesse ficando doente. Mas o seu pai, Billy, sabe o que está acontecendo. Ao transformar-se em um lobisomem, ele precisa manter isso em segredo, até mesmo de Bella que não entende o afastamento do amigo. Jacob informa a Bella que contraiu mononucleose, o que a deixa completamente pirada, pois o período de recuperação da doença é longo, de um mês e ela via no amigo o suporte para continuar seguindo em frente.

Sentindo-se sozinha e entediada com a distância de Jacob, Bella decide ir para a clareira onde esteve com Edward em “Crepúsculo” e acaba deparando-se com Laurent que no primeiro livro demonstrou-se tão solícito, revelou estar com pensamentos muito escusos. Sedento e sabendo que os Cullen não estão por perto, Laurent decide acabar com a vida de Bella. No entanto, aparecem alguns lobos gigantes que o perseguem, levando-o a morte e salvando a garota.

Duas semanas se passaram desde que Jacob havia dito a Bella que estava doente. Ela continuava ligando para a casa dele atrás de notícias e também para ver se conseguia falar com ele, mas Billy sempre dizia para ela que o filho não podia falar. Um dia, então, Bella resolve ir visitá-lo e o vê andando com o grupo de Sam Uley. Inconformada com o pouco caso que ele faz da saudade dela, ela o enfrenta e cobra explicações. Eles acabam se desentendendo e brigam. Jacob tenta fazer as pazes e dá indiretas a Bella sobre o seu segredo. A garota então descobre que Jacob é um lobisomem e ele revela que no dia em que Laurent tentou matá-la, ele defendeu-a e agora estão caçando uma outra vampira ruiva. Bella fica desesperada ao descobrir que a vampira é, na verdade, bastante conhecida, Victoria, a parceira de James que inconformada com a sua perda, quer vingança e o seu alvo é a garota. Para fazer com que Edward sinta na pele o que ela sentiu e ainda sente, a perda do seu verdadeiro amor, já que ele foi o assassino de James. Bella então junta as peças do quebra-cabeça e entende que não era Laurent que estava a sua procura, mas sim Victoria, que de um jeito ou de outro, consegue sempre escapar dos lobos.

As férias de primavera chegam e enquanto os lobisomens estão a procura de Victoria, Bella mais uma vez sentindo-se sozinha e abandonada, agora não apenas por Edward, mas também por Jacob, decide pular do penhasco. Ela quase se afora em uma forte corrente de água, mas Jacob, mais uma vez, a salva.

Paralelo a isso, Alice tem uma visão de que Bella se joga de um penhasco e não consegue sair da água. Desesperada com a situação que a amiga estava passando, voa para Forks. Quando chega lá, descobre que Jacob conseguiu salvá-la. O que a deixa aliviada e ao mesmo tempo frustrada, pois em suas visões ela não viu a presença dos lobisomens.

Rosale, confiando cegamente nas visões de Alice, que sempre foram meticulosas, revela a Edward que Bella morreu. Desesperado, ele liga para a casa dos Swan para confirmar a informação. Neste momento, estão na casa, a garota, Jacob e Alice (escondida de Jacob). Ele atende o telefone e Edward, disfarçado se identifica como Carlisle e pergunta por Charlie. Jacob então responde que o policial está no enterro.

Edward sem saber que Charlie estava no enterro de Harry, um amigo que morreu de parada cardíaca, está convicto de que a sua amada morreu, então decide que não quer continuar vivo e vai até Volterra, na Itália procurar pelos Volturi, para se suicidar provocando os temidos vampiros.

Alice entra na sala, para espanto de Jacob e pergunta o que Edward disse ao telefone. Jacob conta e Alice disse que ele mentiu, que não era Carlisle. Diz a Bella que Rosálie havia revelado a Edward sobre a visão incompleta que ela teve, que ele estava crente que Bella morreu e, com isso, partiu para a Itália para se matar. A garota fica complemente transtornada porque sabe da reputação dos Volturi e não consegue acreditar que Edward conseguirá sair vivo dessa.

Alice e Bella não pensam duas vezes, partem para a Itália para tentar salvar Edward, chegando a tempo antes de acontecer o pior. Após enfrentarem a incrivelmente poderosa vampira Jane, os três juntos tiveram que conversar com Aro, um dos Volturi, que fica fascinado com o poder tanto de Alice quanto de Edward e quer a todo custo que os dois juntem-se ao grupo de vampiros dos deles. Porém, nenhum deles aceita.

Quando retornam para Forks, um impasse é travado: Jacob exige que Bella tome um partido: fica ao lado dos vampiros ou dos lobos. Edward confessa para Bella que sempre a amou e sentiu na obrigação de mentir para poder preservá-la e fazer com ela seguisse a sua vida normalmente sem correr nenhum tipo de risco.

Bella perdoa o seu amado e ele promete que nunca mais partirá e nem deixará ela sozinha. Ela então comenta que sem ele corre ainda mais riscos. Edward a pede em casamento, mas Bela não aceita, pois sente-se ainda muito nova para um casamento.

Bella não deixa de pedir a Edward que a transforme em vampira também, mas ele, como sempre, rejeita a proposta. Mas ao final do livro há uma votação entre os Cullen para decidirem se ela deverá ou não ser transformada, haja vista que os Volturi fizeram uma ameaça sobre a humana ter muito conhecimento sobre a sua espécie.

“Lua Nova” deixou um gostinho de quero mais e um suspense no ar, nos prometendo um bocado de emoção que acontecerão em “Eclipse”.

Confesso que em alguns momentos achei o livro muito parado, muito descritivo e até mesmo cansativo, por outro lado tem muitas revelações e agitos, principalmente nos confrontos entre os lobisomens e os vampiros e com a chegada dos Cullen à Itália. As vezes comparo “Lua Nova” a um monitor de batimentos cardíacos, cheio de altos e baixos. Uma calmaria… em seguida um pico… uma calmaria… em seguida outro pico. Mas como um todo, o livro é muito bom.

Tenho uma amiga que amou “Crepúsculo”, mas não gostou tanto assim de “Lua Nova”, segundo ela, porque idealizou o amor de Edward e Bella e, como Jacob se aproxima muito da garota, deixando claro, para bom entendedor, que os seus sentimentos não são apenas de amizade, ela passou a odiar Jacob. Mas eu, particularmente, adoro Jacob.  Acho, inclusive, que gosto mais dele até mesmo em detrimento do “meloso” e “perfeitinho” Edward. Para mim, o jovem lobisomem é muito mais interessante e mais próximo do “real”, apesar do jovem vampiro ser um fofo. Além de tudo, um triangulo amoroso apimenta qualquer romance, seja ele de ficção ou baseado em fatos reais. Haja vista que Bella é humana e seus sentimentos se afloram com muito mais naturalidade que os seres sobrenaturais.

No dia 20 deste mês estréia a adaptação para o cinema do livro “Lua Nova”. Vem sendo muito esperado pelos fãs e promete ser mais um sucesso de público e críticas. Vamos aguardar para ver!

Anúncios

12 Responses to “Lua Nova”


  1. 1 eduardo
    dezembro 17, 2009 às 12:40 pm

    amo muito lua nova

  2. 4 luciano
    janeiro 8, 2010 às 4:48 pm

    então o filme é bom, o plobrema todo é a garota, quem pega ela naum ké, quem naum pode pega ela ké, acho que o fim dela vai ser o convento.

  3. janeiro 19, 2010 às 4:42 pm

    otimo o filme,o livro e principalmente os otores e o jacob um gato adorei tudobeijos

  4. 6 Beatriz
    março 16, 2010 às 4:48 pm

    estou louca pra ver o filme eclipse
    muito legal o blog. de onde vc eh? sou de curitiba beijos

    • março 16, 2010 às 6:04 pm

      Olá Beatriz. O trailer do filme “Eclipse” já foi divulgado na net, dê uma olhadinha. Para quem gosta dos filmes, tenho certeza que não será uma decepção.
      Sou de Salvador na Bahia. Obrigada pela visita =)
      Beijos

  5. 8 Zoey
    julho 30, 2010 às 2:22 pm

    nao gostei muito d lua nova
    sou mais amanhecer

  6. 10 fernanda
    março 12, 2011 às 10:51 am

    eu nao gostei do luanova

  7. 11 fernanda
    março 12, 2011 às 10:53 am

    mais eu falo para a minha mae que ela e doida pelo a lua nova.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,487,031 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: