Arquivo para 22 de junho de 2010

22
jun
10

10 livros em 10 dias – 10º dia

Vi a proposta de um desafio muito interessante há alguns dias atrás no blog da Íris – www.literalmentefalando.blogspost.com e como achei bem divertido, resolvi adotar também. Em dez 10 comentarei sobre 10 livros que:

  • Mais gostei – 01° dia
  • Mais odiei – 02° dia
  • Mais barato que comprei – 03° dia
  • Mais caro que comprei – 04° dia
  • Mais prendeu minha atenção – 05° dia
  • Menos prendeu minha atenção – 06° dia
  • Mais recomendo – 07° dia
  • Menos recomendo – 08° dia
  • Mais interessante/diferente – 09° dia
  • Mais velho que você tem ou leu – 10° dia

Dia 10: Livro que mais velho que tenho ou li

Aqui também tenho predileção por três livros (ah, qual é? É o último dia, deixa eu abusar hehehe). Dois velhinhos de idade e outro velhinho por falta de cuidado.

  • Escolha: “Forrest Gump”, Winston Groom

Encontrei em casa por acaso o livro “Forrest Gump”. Nem acreditei e na verdade nem sei de quem é. Se de meu pai ou de minha irmã mais velha. A verdade é que foi um dos melhores livros que encontrei por acaso, velhinho, velhinho, todo acabadinho. Não por ser velhinho em idade, mas velho em termos de uso e manuseio mesmo.

Lógico que o filme é sensacional,  Tom Hanks está ótimo, mas o livro é simplesmente incrível, pois podemos saber (e rir muito, rir muito mesmo) muitas outras histórias vividas e contadas por Forrest que não tinham como aparecer no filme. Eu até mesmo selecionaria outras histórias que achei mais engraçadas em comparação das que foram selecionadas para o filme. Mas não só de comédia é a vida de Forrest, coitado… Tem bem mais drama que o filme também… Não sei se é fácil encontrar o livro, mas vale a pena ler.

  • Escola: “O Apanhador no Campo de Centeio”, J. D. Salinger

“O Apanhador no Campo de Centeio” sempre despertou a minha curiosidade por causa da polêmica que girava em torno do livro diante da trágica morte do genial Beattle, John Lennon. Afinal, o seu assassino, Mark Chapman, disse ter se inspirado no livro para tirar a vida do líder da melhor banda inglês dos últimos tempos. Acho que para tirar sarro deste acontecimento, o ator Mel Gibson, no papel de um psicótico no filme “Teoria da Conspiração”, tem em sua casa milhares de cópias deste livro.

Será que J. D. Salinger transmitia alguma mensagem subliminar satânica para os jovens leitores? Que nada, pura injustiça com o autor e com “O Apanhador no Campo de Centeio”. Qual a dúvida de que fora conversa de maluco?

O livro narra um final de semana na vida de Holden Caulfield, um jovem de 17 anos. Um jovem de família abastada, mas um desajustado que após ter tirado péssimas notas na escola, resolve fugir no caminho de volta para casa para viver “perigosamente” e por conta própria durante este fim-de-semana. Acaba vivendo situações inusitadas e conhecendo pessoas interessantes e outras nem tanto assim. O livro narra situações banais no cotidiano deste jovem, mas foi importante e marcou toda uma geração.

  • Escolha: “O Pequeno Príncipe”, Antoine De Saint-Exupery

“O Pequeno Príncipe” é o livro mais velho que eu  tenho (tinha, afinal, o perdi) na minha vida. Ganhei uma versão quando eu mal sabia escrever as letrinhas. Quando finalmente aprendi a ler, olha ele de novo na minha vida. Li e reli muitas vezes na vida. Quando na adolescência, não sei onde ele foi parar, para minha frustração.

Mas então  um amigo Português que  eu conversava pelo ICQ (pensem!!!!) … conversa vai, conversa vem, eis que surge o assunto “O Principezinho” (como os portugueses chamam “O Pequeno Príncipe”). Para minha surpresa, menos de um mês depois, chega na minha casa, uma encomenda. Meu amigo virtual Manuel me mandara de presente e com uma linda dedicatória “O Principezinho” a la português de Portugal. Fiquei muito feliz pela surpresa e por novamente ter em mãos um dos mais lindos livros já escritos para leitores de todas as idades.




Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1.595.814 hits

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
junho 2010
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 77 outros assinantes

Mais Avaliados