29
maio
10

Livros de sucesso auxiliam as estratégias de leitura

Muito legal o que está acontecendo nas escolas hoje. Pois vou te contar… Ter que ler “Senhora”, “O Primo Basílio”, “Morte e Vida Severina” (apenas de eu gostar), “A Hora da Estrela” (adoro) etc. por obrigação, pelo vestibular, é muito ruim. Muito mais interessante é quando se pode mesclar, aquilo que temos que ler por alguma razão e o que gostamos e a escola estimular isso.

Será que o sistema educacional enfim está dando passos positivos? I hope so…

Matéria publicada no jornal A Tarde do dia 10 de Maio de 2010, no caderno Educação, na página A7

Livros de sucesso auxiliam as estratégias de leitura

Séries que se tornaram best sellers, como Crepúsculo, passaram a ser incluídas nas listas das escolas para auxiliar os estudos de língua portuguesa

CLEIDIANA RAMOS

Na década de 1990 quando a internet e os computadores pessoais se tornaram mais acessíveis no Brasil, era comum escutar que as crianças que seriam os futuros jovens não iam ter contato com os livros. A geração pós-MTV teria, achava-se, intimidade apenas com as mídias eletrônicas.

Mas livros publicados em séries como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e a saga vampiresca encabeçada por Crepúsculo mostram que a garotada pode ser bem mais fissurada em novas mídias, mas nem por isso esqueceu o papel. As escolas estão acompanhando atentamente este fenômeno.

O Colégio Marista, por exemplo, resolveu, no ano passado, incluir a saga da história de amor entre o vampiro Edward e a mortal Bella em sua Ciranda Literária. O evento acontece durante todo o ano com o objetivo de estimular a leitura.

Febre “Incluímos Crepúsculo e Lua Nova e foi uma febre”, destaca a professora e coordenadora da área de língua portuguesa do colégio, Caren Costamilan. Um aspecto que chamou a atenção da professora é que os garotos que, no início, mostravam uma certa resistência por considerar as histórias “coisa de meninas”, aos poucos também começavam a ler.

“Os meninos queriam descobrir o porquê do fascínio das meninas pelo personagem Edward”, relata a professora que, embora destaque a necessidade de despertar o interesse pela literatura nacional, aponta a importância de se ter ferramentas pedagógicas que já caíram no gosto dos jovens.

“O importante é que estes livros estão levando os meninos a ler, o que já é um grande começo”, acrescenta.

Pensamento parecido tem a professora de Redação Renilza Braga. “Os livros clássicos também estão presentes,mas utilizamos estes recursos que despertam a curiosidade dos alunos e oferecem estímulo”, completa.

De acordo com a professora Renilza há componentes que já vêm embutidos, mesmo nesta leitura mais livre,como enriquecimento do vocabulário.

Para a coordenadora pedagógica do ensino médio da escola, Lizethe Mira, este tipo de estratégia ajuda a explorar as várias possibilidades do ensino de Literatura.

“A Literatura é um processo que também deve envolver, divertir e dar prazer”, afirma.

Dentre os alunos, Literatura já se tornou um assunto que rende horas de um debate bem entusiasmado.

Em cerca de uma hora, vários títulos vão sendo citados.

“Eu gosto muito de romances. Li a saga de Crepúsculo, claro, porque também todo mundo só falava nisso durante um tempo e eu não queria ficar de fora, mas gosto de vários outros livros e autores”, diz Glice Esquivel, 15 anos, aluna do 2º ano A.

Diversidade
“Meu gosto também é bem diversificado. Gosto, por exemplo, de O Nome da Rosa, completa Brenda Barreto, 16 anos, aluna do 2º ano B. Após navegar pela literatura moderna, os estudantes do ensino médio do Marista estão revisitando clássicos.

Para o estudo do gênero “conto” eles estão passeando por novas versões, inclusive para o cinema, de histórias como Chapeuzinho Vermelho e Cinderela.

Anúncios

0 Responses to “Livros de sucesso auxiliam as estratégias de leitura”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,461,831 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
maio 2010
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: