30
ago
10

Percy Jackson e os Olimpianos – O Último Olimpiano

O quinto livro da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, “O Último Olimpiano” do autor americano, Rick Riordan, encerra a série de aventuras vividas por heróis (semideuses), humanos, deuses do Olimpo, sátiros e outros seres da mitologia grega.

Como eu adoro qualquer tipo de mitologia, quando vi o lançamento do primeiro livro da coleção, corri para comprar e me encantei pela história. No entanto, a todo momento, eu tinha que sacudir a cabeça, afinal parecia estar lendo “Harry Potter” a la grega. Eu não gosto de comparações, acredito que hoje em dia uma boa história sempre inspira outras. Para mim, “Harry Potter” está no topo da literatura infanto-juvenil. Acredito que levará muitos e muitos anos para que algum dia surja na literatura algo tão bom, criativo, encantador, mágico e inspirador quanto HP. E Riordan por ser um professor de inglês que lecionou durante quase duas décadas para jovens, bem sabe do que eles gostam e como criar histórias incríveis. Prova disso são as duas séries (“Percy Jackson” e “The 39 Clues”) que ele lançou e são fenômenos de venda em todo o mundo. Além da nova série quentinha que chegou ao mercado estadunidense sobre a mitologia egípcia.

Porém, por mais interessante que seja as aventuras vividas pelo semideus Percy, as comparações com HP são inevitáveis. O garoto protagonista, filho de Poseidon, é apaixonante. Diferente de Harry, ele não é órfão, mas desconhece o pai e existe em seu destino uma cruel profecia em que ele precisaria enfrentar a fúria de um Titã poderoso que poderia destruir não apenas o Monte Olimpo e o mundo mitológico grego, mas também toda a humanidade (coincidência?). Percy tem dois fies companheiros, Annabeth – uma inteligentíssima, corajosa e orgulhosa meio sangue, filha da deusa Atena e Grover – um sátiro engraçado, atrapalhado e imaturo (coincidência de novo?). Jackson precisa enfrentar desafios que muitos heróis gregos tiveram que enfrentar anteriormente e, ele sozinho, dá conta do recado.

No último livro da coleção eu praticamente me senti relendo “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Lógico que a história central, a temática, os monstros e as batalhas não são iguais, mas as particularidades são extremamente próximas. Para quem acompanha a série, vai perceber que “O Último Olimpiano” é eletrizante, praticamente é uma luta e ação atrás da outra. Quem costuma tomar fôlego e ler rápido, termina este livro em dois dias, no máximo, porque a curiosidade para saber como vai terminar o livro impera. Para quem gosta de histórias infanto-juvenis, independente de ser parecida com outra, também vai se divertir com Percy e sua turma.

Em alguns momentos os acontecimentos são previsíveis. Como em “O Príncipe Mestiço” de HP quando tomamos conhecimento do passado e história da família de Lord Voldemort, acabamos sabendo um pouco mais da história do vilão, Luke, e até tentamos simpatizar com ele, diante de sua história triste, o que acaba motivando toda a sua revolta. Em outros momentos dá canseira de tantas guerras e batalhas. O final não poderia ser diferente e ao término do livro, Riordan convence o leitor de que na balança, Percy acaba sendo aprovado e recomendado.

8 Responses to “Percy Jackson e os Olimpianos – O Último Olimpiano”


  1. 1 Sandra Oliveira
    agosto 30, 2010 às 7:15 pm

    Harry Potter é excelência. E qualquer coisa próxima ou que lembre, sempre vai custar caro. Eu cada vez mais me sinto culpada por ter desistido da leitura de Percy Jackson, rs..talvez eu não estivesse num bom momento quando comecei a leitura..rs…o fato é que assim que eu puder vou começar tudo de novo. Pelo que li no ínicio, é super ultra a cara de HP, mas as comparações sempre existirão, principalmente para quem é fã de HP. Não tem como fugir disso. Uma outra amiga está terminando de ler esse último volume e adorando. E sempre me diz: como você largou ele assim? hehehe…

    além disso, a capa é muito linda! e você sabe como sou apaixonada por capas! 😉

    beijos^^

  2. 2 Bernard
    setembro 13, 2010 às 9:05 am

    Percy Jackson é foda.. vi todos os filmes do HP.. e vo começar a ler os livros essa semana, comprei os 7 por R$ 69.90 .
    Sei que vc pode me axar doido de ta aqui comentando como se te conhecesse kkkkkkk
    mais eu rodando pela net , vi seu blog , e eu to lendo mt ultimamente ai eu gostei e vi todos os tópicos cara… ai so agora criei coragem de comentar em algum kkkk
    vi seu twiter tb, lá tava falando que seu blog ta abandonado, num ta nao, tem muitas pessoas como eu na net, que veem e demoram um pouco a comentar..
    mais agora vo ficar ligadinho aqui sempre e sempre comentando..
    vc tem mts ebooks? ou vc prefere ler o livro msm?
    queria saber se vc me da uma referencia de onde axar um ebook que num to axando de jeito nhma..
    O diario de um banana o da capa vermelha.. a livraria auqi perto acabo eles ;/

    mais voltando ao mais importante, o blog ta mt masssa mtas novidades e eu to sempre ligado aqui
    bjo pra vc e continue postando sempre.

    • setembro 13, 2010 às 5:44 pm

      Olá Bernard! Muito obrigada pelo comentário. Muito fofo de sua parte =)
      Fico muito feliz em saber que acompanha o blog, mesmo que não comente. Quando disse no twitter que o blog estava abandonado foi em relação a mim mesma que nunca mais tive um tempinho para postar nada hehehe
      Assim que meus estudos acalmarem um pouquinho eu voltarei a postar e trazer novidades sim =)
      Volte sempre. Um beijão

    • setembro 13, 2010 às 5:53 pm

      Quanto ao livro “Diário de um banana” eu não sei se há versão digital dele, mas você pode procurar e ver se encontra em http://www.4shared.com e http://www.esnips.com
      Em relação a preferência… realmente prefiro os livros impressos. Sei que a tendência daqui para frente seja mesmo a tecnologia digital, mas ainda sou um pouco resistente. Você pediu referência de onde encontrar ebook, você fala especificamente em onde comprar o leitor digital, tipo o Kindle ou onde baixar ebooks de graça ou onde comprar ebooks? risos
      Se for quanto ao leitor digital, ainda estão bem salgados os preços no Brasil, mas não sei onde vende-se aqui. Dei uma olhava algumas vezes no site da Amazon. Em relação a baixar, pode encontrar em alguns sites, como esses que forneci no começo da mensagem, mas se for sobre compra de ebooks, sei que a livraria cultura e a livraria saraiva já estão comercializando uma boa quantidade de obras… =)
      beijo

  3. 5 Bernard
    setembro 14, 2010 às 10:51 am

    Muito obrigado pela resposta e atenção Melissa.. daqui pra frente irei marca mais presença ainda no blog.
    Você esta com o mesmo problema que eu então, meus estudos também estão tensos kkkk, mais como adoro pc, sempre que da eu do uma volta pra ver os blogs principalmente os sobre leitura..
    Eu também prefiro os livros impressos, já faz parte da minha vida isso rsrs..
    E realmente os preços estão bem salgados eu dei uma procurada aqui..
    Eu vo comprar o Diário de um Banana pela net é o unico jeito, me deram ótimas recomendações desse livro e de toda sua serie, num vejo a hora de ler.
    Eu vi pelos seus pots e pela sua descrição que vc gosta da literatura infanto-juvenil, e eu tambem gosto muito, axo que é uma das melhores literaturas para ler ainda mais pessoas que gostam de ação e dinamismo..
    Você lê ou ja leu André Vianco? eu gostei dos livros dele..
    so que li pela biblioteca transcol, agora eu vo comprar uns dele pra eu ir lendo e montar a minha biblioteca
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Estou na espera de mais pots e pode deixar que voltarei sim
    Beijão.

    • setembro 15, 2010 às 9:22 am

      Olá Bernard, a série “O Diário de um Banana” é de fato maravilhosa. Eu já li os três que foram publicados no Brasil e já comentei sobre eles aqui no blog. Você vai se divertir muito e dar boas risadas com as maluquices do menino Greg. Compre pela net mesmo e pode confiar que você não irá se arrepender =)
      De fato eu gosto e tenho um carinho muito especial pela literatura infanto-juvenil e acho que vou ser uma velha coroca (hehehe) ainda lendo aventuras, desventuras, confusões, textos alegres e divertidos que estão tão presentes neste gênero literário.
      De André Vianco eu só li um de suspense, de um pai com um casal de filhos que se supostamente se perdem durante uma viagem de carro, alguma coisa com chuva no título, não me recordo o nome do livro agora, mas ele está na minha lista de espera de leituras. Tenho mais dois livros dele, “Os Sete” e “Sétimo”, mas tenho furado a minha lista de espera e lendo outros títulos na frente de Vianco hehehe. Mas em breve lerei os livros dele sim, bom saber que você gostou. Quando tiver um tempinho, eu lerei e lhe direi o que achei =)
      Ahhh desejo boa sorte na montagem da sua biblioteca. É algo maravilhoso poder olhar para uma grande estante e saber que todos os livros ali são seus. Eu tive sorte nesse sentido, pois como fui estimulada a ler desde muito criança, eu venho montando minha biblioteca já há algum tempo e me orgulho de dizer que tenho muitos e muitos livros. Tem gente que gasta dinheiro com roupas, dvds, cds, com farra, mas os meus gastos são mesmo com livros =)
      Beijos

  4. 7 Bernard
    setembro 15, 2010 às 10:55 pm

    Então ta quando vc começar a ler os livros do Vianco eu quero saber o que axou..
    e quais livros vc me recomendar ler do estilo infanto-juvenil , policial e suspense pra eu ir lendo enquanto num compro o Diário de um Banana.
    To no aguardo..
    beijao melissa.

  5. 8 Ana Paula Narniana
    setembro 1, 2011 às 9:07 am

    parem de comparar Percy Jackson com HP, sinceramamente é irritante, eu como fã de Rick riodan fico muito chateada, não tem nada a ver. As semelhanças que existem explicam-se pelo simples fato de que as duas historias originaram-se da mesma vertente: a historia de Hércules, o jovem que descobre ser especial e poderoso e então tem que trinar seus poderes.


Deixe um comentário

Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,641 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


