19
ago
10

Além do Túmulo – Quarto volume da série The 39 Clues

Após o segundo livro da série The 39 Clues, “Uma Nota Errada”, escrita por Gordon Korman, ter sido bem fraquinho, mais por causa do autor do que pela história em si, fiquei meio desconfiada e até mesmo pensei em parar de ler a série. No entanto, resolvi dar mais uma chance ao projeto criado por Rick Riordan e não me arrependi, pois o terceiro volume, “O Ladrão de Espadas”, escrito por Peter Lerangis, é muito superior ao segundo e prova que a culpa de eu não ter gostado, de fato, foi de Korman.

Após uma série de aventuras loucas e perigosas vividas no Japão e na Coréia, onde Amy e Dan Cahill quase perderam a vida por causa dos seus primos, os Kabra, e, mais uma vez, foram enganados pelo tio Alistair Oh, desta vez os órfãos foram para o Cairo, no Egito, atrás de mais uma pista deixada pela avó Grace.

“Além do Túmulo”, escrito por Jude Watson, é encantador e muito divertido, com uma escrita envolvente, trama surpreendente, cheio de mistérios inteligentes e pistas e dicas envoltas em uma cultura espetacular. Além de divertir as crianças e aos adolescentes com as trapalhadas e desventuras de Amy, Dan, Nellie e Saladin, eles ainda podem aprender um pouco mais de uma cultura que foi e sempre será um dos grandes fascínios da humanidade: a cultura egípcia. Com descrições de cenários maravilhosos e citações de personagens extremamente importantes para aquela cultura, vamos acompanhando o crescimento e amadurecimento de Dan e Amy, bem como corremos com eles contra a o tempo, em busca de solução de enigmas e descobertas de uma nova pista numa espécie de gincana maluca da família Cahill.

Neste volume não vamos encontrar todas as personagens do primeiro livro, mas as que estão presentes, Irina, a russa louca que o tempo todo quer matá-los; Jonah, o rapper egocêntrico que também quer ver os garotos fora da disputa; e Alistair Oh, o tio coreano traiçoeiro. Mesmo não tendo a participação de todas as personagens malucas e engraçadas da série, esse volume é muito legal.

A autora manteve o nível de trabalho de Rick Riordan e de Peter Lerangis, divertindo os leitores com um Dan engraçado, cheio de humor e tiradas fantásticas, uma au pair, Nellie, fabulosa e uma Amy doce e cativante que Gordon Korman não conseguiu. Fiquei muito feliz em saber que Jude Watson ainda participará da série, escrevendo o sexto volume da série, o que significa uma excelente história, bem amarradinha, cheia de suspenses inteligentes, aventuras de tirar o fôlego e bons momentos de diversão. Resta apenas esperar o quinto volume chegar ao Brasil para ver se vai agradar ou não. Afinal um projeto que envolve muitos autores escrevendo sobre uma mesma história é um risco de que possa dar certo ou desagradar aos leitores.

Por abordar aventuras em muitos países, como conseqüência o leitor tem conhecimento de diversas culturas. Por isso recomendo essa coleção aos mais jovens. Já que além de momentos de diversão ao lado dos órfãos Cahill, eles também aprenderão sobre conhecimentos gerais, que às vezes não despertam o interesse e a curiosidade nas disciplinas escolares.

Anúncios

1 Response to “Além do Túmulo – Quarto volume da série The 39 Clues”


  1. 1 Sandra Oliveira
    agosto 26, 2010 às 7:15 pm

    Riordan ainda é sinônimo de trauma para mim…então…rs
    mas até já cogito a possibilidade de ainda dar outra chance ao Ladrão de Raios…por hora, também não posso mais me envolver com nenhum livro em série..já que descobri outros tantos e quero ler… mas a dica é um incentivo a mais para dar essa chance ao outro livro, embora este seja escrito por outro autor, mas como um projeto de Riordan..e se você aprovou, então acredito 😉

    beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,486,161 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: