13
ago
10

“Crepúsculo’ é um conto de fadas de vampiros’, diz André Vianco

“Crepúsculo’ é um conto de fadas de vampiros’, diz André Vianco

Principal escritor de vampiros no Brasil faz debate na Bienal nesta sexta.
Evento em São Paulo dedica a sexta-feira 13 à literatura de horror.

Amauri Stamboroski Jr. Do G1, em São Paulo

http://migre.me/14sqk

O escritor André Vianco na pré-produção do piloto de TV para a sua saga ‘O turno da noite’. (Foto: Divulgação)

Não é só de Stephenie Meyer, autora da saga “Crepúsculo”,que vivem os fãs dos vampiros no mundo da literatura. O Brasil também tem seu escritor de best-sellers vampirescos, o orgulhoso cidadão de Osasco André Vianco. Autor de livros como “Os sete” e “O vampiro rei”, Vianco já vendeu mais de 700 mil exemplares e é o principal nome da mesa “Por que o mito do vampiro continua vivo?”, que acontece nesta sexta-feira (13) na Bienal do Livro em São Paulo.

Para o escritor, os vampiros são bons personagens, que podem transitar por diferentes gêneros. “Eu escrevo histórias de terror, dramas com os meus vampiros. Já ‘Crepúsculo’ seria um conto de fadas, se os vampiros existissem na vida real”, compara.

Ele mesmo não se dedica exclusivamente aos mortos-vivos sugadores de sangue – seu novo livro, “O caso Laura”, deve ser lançado em breve pela editora Rocco e será um “policial dark”. “Meus leitores não me leem só pelos vampiros, já escrevi livros de terror, fábulas, dramas, e o que eles gostam é o meu texto melancólico, sombrio”, explica Vianco.

Catando latinhas para comprar livros
“Seu eu fosse um autor realmente comercial, eu teria lançado uns dez livros de vampiros nos últimos anos, afinal é o grande assunto no cinema e no mercado editorial”, continua. Ele se diz lisonjeado com os fãs, e conta a história de um leitor seu que chegou a catar latinhas de alumínio na rua para poder comprar seus livros. “É impressionante alguém gostar tanto assim do meu trabalho”, diz espantado.

Além dos projetos literários, Vianco vai levar seus vampiros para as telas. “No dia 25 começamos a gravar o piloto de uma possível série de TV”, conta o escritor, dizendo que já existem canais interessados na versão televisiva da saga “Turno da noite”, que deve ter entre 12 e 13 episódios.

A escritora Martha Argel: ‘vampiros são metáfora’.
(Foto: Divulgação)

Ao lado de Vianco no debate na Bienal estarão as escritoras Martha Argel e Giulia Moon. Fãs de Vianco, as duas são amigas e se conheceram na internet no fórum dedicado à literatura vampírica Tinta Rubra. “A Martha é minha leitora privilegiada, ela lê antes, aponta meus erros, me ajuda”, conta Moon, autora de “A dama-morcega”.

Ela também se diferencia do universo de “Crepúsculo” (“meus livros são mais picantes, menos adolescentes”, afirma) e acha que o tema ainda deve continuar na moda por muito tempo. “Existe uma riqueza imensa a ser explorada nesse universo de fantasia, e acho que vai demorar bastante até as pessoas enjoarem disso”.

A bióloga Argel, que já publicou livros como “O vampiro da mata atlântica” e “Relações de sangue”, além de “O vampiro antes de Drácula”, um estudo literário da evolução do gênero até o sucesso de “Drácula”, de Bram Stoker, diz que “o vampiro é uma metáfora. Você pode usar ele para falar da fragilidade humana”.

Terror na sexta-feira 13
A sexta-feira 13 da Bienal traz mais vampiros, com a presença de Dacre Stoker, sobrinho-neto de Bram Stoker, escritor de “Drácula”. O autor canadense vai falar às 19h sobre “Drácula, o morto-vivo”, seu novo livro que revive o mito criado pelo tio-avô.

Mas o clima de terror começa mais cedo, às 13h, com a mesa “Zé do Caixão levará a sua alma”, com a presença do criador do personagem, o cineasta José Mojica Marins, que lançará o “Livro horripilante de Zé do Caixão” na ocasião.

A organização da Bienal também promete que quem comparecer fantasiado como seu personagem favorito não pagará entrada para o evento. Basta apresentar uma foto do personagem representado para garantir o ingresso.

Bienal do Livro de São Paulo
Quando: diariamente até o dia 22 de agosto
Onde: Pavilhão de exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209
Quanto: R$ 10, com direito à meia-entrada
Informações: www.bienaldolivrosp.com.br

Anúncios

2 Responses to ““Crepúsculo’ é um conto de fadas de vampiros’, diz André Vianco”


  1. 1 Sandra Oliveira
    agosto 13, 2010 às 10:36 pm

    Não sabia da presença dele na Bienal, mas, levando-se em conta a data, 13 e o dia da semana, nada mais indicado.

    Sempre tive muita curiosidade sobre os livros dele, mas receio também, você já leu algum? concordo totalmente com o autor, sobre Crepúsculo, rs, gostamos, mas é um conto de fadas vampiresco. Acredito que as histórias dele sejam mais fortes e tensas….vou esperar sua dica, caso você já tenha lido alguma obra dele!

    beijos^^
    p.s. espero que na próxima Bienal você venha mesmo! vamos causar entre os livros! =P

  2. agosto 30, 2010 às 7:49 pm

    pudera eu ter ido…T.T
    que pena
    moro bem longe neh
    xD
    df
    enfim.
    sem palavras em comparar crepusculo com o restante neh
    ¬¬
    n eh que eu n goste da mayer e n odeio a historia
    mas n gosto da valorização sem tanto motivo real p obra dela
    existem mtas outtas q merecem mto mais…meio sem valor na minha opiniao seu enorme sucesso
    enfimmmm

    \o


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,470,669 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: