12
ago
10

Vampiros, culinária e best-sellers movimentam a Bienal do Livro em SP

Começa hoje a fantasia! Para quem vai, divirta-se muito. Para quem queria muito estar lá, como eu, fica o desejo de poder ir na próxima!

——————————————————————————————————-

Vampiros, culinária e best-sellers movimentam a Bienal do Livro em SP

Evento no Pavilhão do Anhembi será aberto para o público na sexta-feira (13).
Atrações incluem autor de ‘O mundo de Sofia’ e sobrinho-neto de Bram Stoker.

Do G1, em São Paulo – http://migre.me/14cn5

A 21º edição da Bienal do Livro de São Paulo começa nesta quinta-feira (12) no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O primeiro dia do evento, que vai contar com 350 expositores e terá 4.200 lançamentos de livros, é dedicado aos profissionais do mercado editorial.

Na sexta-feira (13) o evento abre para o público em geral com um dia inteiro dedicado ao terror e aos vampiros. A primeira palestra do Salão de Idéias, principal espaço do evento, fica por conta de José Mojica Marins, o cineasta criador do personagem Zé do Caixão, às 13h.

A sexta conta também com a mesa “Por que o mito do vampiro continua vivo?”, que reunirá os escritores André Vianco, Martha Argel e Giulia Moon, e com um bate-papo com Dacre Stoker, que falará sobre seu livro “Drácula, o morto-vivo”, espécie de continuação da obra clássica tio-avô Bram Stoker.

De acordo com a organização, quem for ao Anhembi fantasiado como seu personagem favorito na sexta não pagará entrada para a Bienal.

Dacre Stoker, sobrinho-neto de Bram Stoker, o autor de ‘Drácula’. (Foto: Divulgação)

Outra aposta curiosa dos organizadores da Bienal é o segmento Cozinhando com Palavras. Composta de debates e leituras, a atividade reunirá chefs de cozinha nacionais e internacionais para comentar a relação da literatura com a gastronomia. Entre os tópicos servidos estarão comidas descritas nas obras de autores como Gilberto Freyre, Jorge Amado, Eça de Queiroz, além do cinema e até nos relatos sobre a última ceia do Titanic.

Literatura infanto-juvenil e futuro do livro
De olho nos novos leitores, os curadores do evento dedicaram espaço significativo à literatura infanto-juvenil. A escolha se reflete em um dos homenageados desta edição, o escritor Monteiro Lobato, que será tema de debates e exposição no evento, como também na participação de nomes como Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado, Ziraldo e Pedro Bandeira.

Entre os convidados, estarão também os autores dos best-sellers “O menino do pijama listrado”, John Boyne, e “O mundo de sofia”, Jostein Gaarder. A brasileira Thalita Rebouças, autora da série “Fala sério…”, também é destaque entre os nomes de literatura infanto-juvenil.

Entre outros temas recorrentes em debate na Bienal, que incluem a obra de Clarice Lispector e a literatura lusófona, merecerá atenção especial o futuro do livro. Motivo de polêmica entre autores e editores, defensores e detratores, a digitalização das obras literárias será discutida em diversas mesas do Salão das Ideias e poderá ser conferida na prática em uma área do evento batizada de Espaço Digital. No local, será possível tomar contato com 50 aparelhos de leitura de livros digitais (e-readers), incluindo os modelos Kindle (da livraria virtual Amazon) e iPad (da Apple).

Jostein Gaarder, autor de ‘O mundo de Sofia’ também vai ao evento. (Foto: Divulgação / Miriam Berkley)

Com 1.100 horas totais de programação entre os dias 12 e 22 de agosto, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é não só a maior como também a mais cara realizada, com R$ 30 milhões em investimentos (a edição de 2008 custou R$ 22 milhões). Realizada em um espaço de 60 mil m2, esta edição espera reunir um público de até 700 mil visitantes.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em www.bienaldolivrosp.com.br.

Anúncios

2 Responses to “Vampiros, culinária e best-sellers movimentam a Bienal do Livro em SP”


  1. 1 Sandra Oliveira
    agosto 13, 2010 às 10:16 pm

    Eu gostaria de ir em todos os dias! sério mesmo. Cada dia são autores diferentes e mais interessantes, realmente acho injusto não comparecer a todos os dias do evento!

    A ideia da sexta 13 foi muito bem sacada, o stand Cozinhando com palavras também, vi uma reportagem hoje sobre ele e achei muito bacana… enfim…e eu queria mto um autógrafo de John Boyne, mas…ele estará num dia em que não irei! =/ triste!

    mas o evento em si é algo mágico, assim como os livros o são!

    beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,461,789 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: