10
jul
10

A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau

O selo Rocco Jovens Leitores lançou neste mês um projeto muito interessante e que traz à tona oito aventuras inéditas de um clássico francês no final dos anos 50, “O Pequeno Nicolau”, do autor René Goscinny e do ilustrador Jean-Jacques Sempé. “A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau” é o primeiro volume de uma série de oito livros editados por Anne Goscinny, filha do escritor com parceria com o ilustrador.

“A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau” na França, devido a tradição,  vem sendo um sucesso de vendas. O que refletiu em que? Mais uma produção para o cinema. E já está em cartaz, mas em minha cidade, não nas principais salas dos cinemas e sim nas salas dos circuitos sala de arte, só porque é uma produção francesa. Ai como eu odeio isso viu. Só porque é europeu, ou asiático não merece estar nas grandes salas? Me poupe! Com isso todos perdem, e as crianças e grande público acabam não conhecendo porque não tem o hábito e costume de ir ao circuito sala de arte. Enfim, melhor eu parar por aqui…

O livro chegou nas livrarias quase  simultaneamente que o filme chegou aos cinemas, o que significa que se você correr até o site da Livraria Saraiva você consegue comprar o livro e ainda de quebra ganhar o ingresso do filme. Eles tem o hábito de agradar o cliente fazendo esse tipo de promoção e para quem curte, é bem legal.

O narrador do livro é Nicolau, um garoto esperto e bem humorado. Neste primeiro volume, ele estava de férias, mas o que era doce estava perto de acabar e ele teria que em breve voltar para a escola. Assim como “O Diário de um Banana”, “A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau” narra o cotidiano de um garoto, as peripécias que ele e seus amigos aprontam, como a vida em um clubinho só para meninos, reviver a chatice de fazer dever de casa, a alegria que é ouvir o sino anunciando que chegou a hora do recreio, etc. Quando criança tudo é simples e as mínimas coisas nos faz feliz.

Anne resgata as memórias e lembranças de René em anotações e textos inacabados, procura e reencontra com o ilustrador e organizou tudo em livros. Uma bela homenagem a um autor que ao mesmo tempo é o seu pai.

Apaixonada por livros em série, só me resta aguardar pelas outras histórias inéditas “du Petit Nicolas”.

Segue o trailer

Anúncios

2 Responses to “A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau”


  1. 1 Sandra Oliveira
    julho 10, 2010 às 10:24 am

    Desse título, só conheço mesmo o filme que está em cartaz. Parece bem divertido, pensei em assistir quando vi que estava passando aqui perto da minha casa. Há um cinema ótimo aqui em um shopping, que tem uma variedade bem grande, mesclando filmes mais hollywoodianos com produções estrangeiras. Acho isso bom, já que se perde muita coisa boa em detrimento dos blockbusters. Coisas da indústria aliada ao marketing. Fazer o que né?!

    Beijos

  2. julho 11, 2010 às 7:27 am

    Acho isso ótimo. Mas aqui em Salvador isso não existe. Blockbusters tem privilegio e vão para os grandes cinemas, para os shoppings e os europeus, latinos e asiáticos vão para o circuito alternativo. Para as salas de arte, onde so os cult ou pseudo-cult vão. E muitas pessoas acabam deixando de conhecer ótimos filmes. Fazer o que mesmo. Mas quero muito ver “O Pequeno Nicolau”…
    =*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,470,669 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
julho 2010
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: