02
jul
10

Marley & Eu

Eu amo cachorros e toda a minha vida eu tive companheiros caninos para alegrar a minha vida. Machos e fêmeas, mas todos de raças pequenas, afinal morei a vida toda em apartamento. Descobri “Marley & Eu”, livro baseado em fatos reais do autor John Grogan, passeando por um shopping durante uma manhã de férias. Olhei pela vitrine da Livraria Saraiva e foi amor à primeira vista. Comprei para dar de presente para meu namorado que também é louco por cachorros, além do fato dele ter também um labrador.

Mas simplesmente comprei o livro, cheguei em casa, li antes dele e devorei o livro. Eu não consegui parar de ler. Não atendi telefone naquele dia, fiz de tudo para ler o livro super rápido, almocei sozinha, não assisti televisão, não usei a net, tudo para acabar logo o livro, pois encontraria com ele a noite e queria entregar logo o “presente”, coisa de maluco mesmo. E funcionou. Terminei o livro. Amei, ri muito das loucuras que Marley aprontou e também chorei muito da relação que John Grongan, Jenny e toda a sua família criou com seu animalzinho.

Para quem, assim como eu, não consegue viver sem um animal de estimação, seja ele um cachorro, um gato, papagaio, tarântula, hamster, furão, coelho, porquinho da índia, enfim, seja ele qual for, vale a pena ler. Um livro lindo, triste sim, mas também muito divertido.

John Grogan é um jornalista recém casado que tenta encontrar o seu lugar no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que tenta lidar com sua jovem esposa, Jenny, que não leva o menor jeito para manter qualquer coisa que respire, viva. Para isso ele compra um cachorrinho, um labrador amarelo, Marley, para que a ela vá aprendendo aos poucos como cuidar de um ser vivo para que eles possam um dia ter filhos e, assim, constituir uma família.

Aos poucos, John consegue se firmar escrevendo uma coluna em um jornal impresso da cidade em que moram. A sua coluna acaba fazendo sucesso rapidamente, pois ele conta as peripécias engraçadíssimas que Marley apronta e os leitores adoram. E os textos dessa coluna deram origem ao livros que hoje é um sucesso mundial.

Marley odeia ficar sozinho, destrói o sofá da sala, rói a parede, destrói a garagem da casa, incomoda os vizinhos, enlouquece os donos, morre de medo de trovão, salva uma vizinha de um bandido, foi um cão ator, foi companheiro de brincadeira dos filhos de John e Jenny, participou de felizes e tristes momentos da vida dos donos, enfim foi um verdadeiro membro da família Grogan e até hoje está nas lembranças de cada um deles, bem como encantou e apaixonou leitores por toda parte do mundo.

Eu fui acompanhando as críticas do livro durante algum tempo e vi um burburinho sobre uma provável adaptação para o cinema e que quem poderia fazer o papel de Jenny era a atriz Jennifer Aniston, e adorei, afinal Friends deixou muitas saudades. Quando a confirmação veio, acho que pela primeira vez contei os dias por uma adaptação de um livro que eu realmente gostei demais.  E assim que o filme estreou por aqui, corri para o cinema. Mas preferia outro ator no lugar de Owen Wilson para o papel de John Grogan, mas gosto tanto de “Marley & Eu” que acabei achando tudo lindo.

Quando o filme terminou e curei a minha própria choradeira, achei muito engraçado porque eu olhei para um lado e para o outro no cinema e  para todos os lados tinha gente chorando, tanto homem quanto mulher. Os marmanjos tentando esconder o choro, mas é inevitável para quem tem um carinho especial por esses seres de quatro patinhas.

Mas mesmo para aqueles que não gostam, não podem ou nunca tiveram paciência para cuidar de um bichinho, “Marley & Eu” vale a pena a leitura. É um livro leve, gostoso de ler, baseado em fatos reais. Um livro sobre a dificuldade de começar um relacionamento, sobre assumir responsabilidades, do que significa o cuidado, o amor em todos os seus aspectos e significados, o sacrifício e também o preço das escolhas nada fáceis que às vezes temos que fazer na vida.

4 Responses to “Marley & Eu”


  1. julho 2, 2010 às 10:53 am

    Nossa! Eu chorei nesse filme. Quero muito ler o livro. Ainda leio…

  2. 3 Sandra Oliveira
    julho 2, 2010 às 3:48 pm

    Li o livro e adorei! Já tive um cãozinho muito especial na minha vida, na verdade, uma cadelinha, e sempre lembrarei dela com todo amor e carinho. E o filme me resgatou muito da nossa história. Ela também morreu em decorrência de uma doença e sofremos junto com ela. O livro é incrivelmente detalhista e toca direto no coração. Uma pena que não posso dizer o mesmo sobre o filme. De verdade, não gostei. Achei que a história, que nada mais é do que a vida do cãozinho junto aos seus donos perdeu o foco para enfatizar a vida dos donos (vai ver porque são grandes estrelas, e afinal, precisa-se prestigiar os atores) deixando em segundo plano Marley. Achei ele totalmente figurante no filme, o que foi lamentável. Mas isso não tirou o mérito de algumas cenas. Também chorei muito no final. É relembrar que um dia já passamos por isso com o nosso melhor amigo!

    beijos


Deixe um comentário

Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,469,843 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
julho 2010
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


