21
jun
10

10 livros em 10 dias – 9º dia

Vi a proposta de um desafio muito interessante há alguns dias atrás no blog da Íris – www.literalmentefalando.blogspost.com e como achei bem divertido, resolvi adotar também. Em dez 10 comentarei sobre 10 livros que:

  • Mais gostei – 01° dia
  • Mais odiei – 02° dia
  • Mais barato que comprei – 03° dia
  • Mais caro que comprei – 04° dia
  • Mais prendeu minha atenção – 05° dia
  • Menos prendeu minha atenção – 06° dia
  • Mais recomendo – 07° dia
  • Menos recomendo – 08° dia
  • Mais interessante/diferente – 09° dia
  • Mais velho que você tem ou leu – 10° dia

Dia 9: Livro que achei mais interessante/diferente

Aqui vou abrir uma exceção também para pedir licença pois existem dois livros nesta categoria que eu simplesmente adoro demais e não consegui me decidir entre um deles, preferi ficar com os dois.

  • Escolha: “Os Homens que não Amavam as Mulheres”, Stieg Larsson

“Os Homens que não Amavam as Mulheres” e toda a coleção me foi recomendada por um primo e querido amigo. E foi uma indicação muito bem vinda, pois gostei demais.

Ele entra no dia de livro mais interessante/diferente primeiro porque se trata de literatura sueca, eu nunca havia lido nenhum livro de um autor sueco. Me diverti tentando pronunciar os nomes das personagens, afinal são impronunciáveis e a história é ótima, muito bem escrita,  toda a coleção é interessantíssima.

O autor era um jornalista (infelizmente ele morreu muito novo e não chegou sequer ter conhecimento do sucesso que os seus livros vinham tendo) e de forma fantástica consegue inserir na trama dos seus livros temas bastante discutidos na atualidade, tais como a corrupção, a invasão de privacidade pelos hackeres, a violência sexual e moral contra as mulheres, o abuso de poder, dentre outros temas.

As personagens principais são outro ponto forte, pois de alguma forma elas estarão para sempre ligadas diante de tantas situações bizarras que vivenciam juntas. A trama é muito bem armada, complexa e não deixa um buraco ou pergunta no ar.

  • Escolha: “Reparação”, Ian McEwan

“Reparação” é um livro lindo e triste, delicado e forte, uma história que envolve membros de uma família que será marcada para sempre por um acontecimento nefasto visto e vivido sob a ótica de três pessoas: uma criança precoce, a irmã mais velha e um empregado da casa.

Quem nunca fez algo e se arrependeu? E tentou de alguma forma se redimir? É isso que Brianne, a caçula da tradicional família Davis, fez por toda sua vida. Tentou desesperadamente resgatar e unir novamente a sua família após destruí-la quando ainda era uma criança. Sua irmã mais velha, Cecília, apaixonou-se por Robbie, um homem bom, mas sem posses e, com sua mente fértil, imaginou coisas. Robbie é incriminado por algo que não fez, e assim Brianne acabou destruindo não apenas uma, mas algumas vidas, inclusive a sua própria.

“Reparação” é um livro interessante para mim porque ele conta como uma mesma história, um mesmo fato, tem impactos diferentes, óticas divergentes e age de maneiras completamente diferentes nas vidas das pessoas e como as pessoas reagem a essa mesma história de acordo com a sua bagagem, a sua cultura, a sua educação, a sua maturidade, a sua família, a sua sensibilidade e seu conhecimento de mundo.

Anúncios

3 Responses to “10 livros em 10 dias – 9º dia”


  1. 1 Sandra Oliveira
    junho 21, 2010 às 8:25 pm

    ótimo 9º dia hein?! 😉
    Seguindo o link da Liv.Cultura que você adoravelmente me deixou, fui até lá…e o livro estava mesmo com a capa linda só me esperando. Tem dúvida que não comprei! 😛
    Agora é esperar uns dias pra começar a ler!

    Reparação não li, mas vi o filme, que é maravilhoso também! Gostei muito da história e da maneira sincera como foi contada. Poucos filmes retratam certas dores e mágoas de forma tão sensível. Esse foi uma surpresa. E gostei muito. O livro deve ser idem!
    Mas ainda sobre o filme, me lembrou muito outro que adoro, e que também é adaptado de um livro, As Horas, vc já leu?

    um grande beijo
    humpf*** amanhã é o último dia! =(

  2. junho 22, 2010 às 6:25 am

    Comprou? que legal =)
    vai adorar
    “Reparação” é maravilhoso. O filme é muito lindo também. Mas o livro é simplesmente indescritível, muito melhor.
    Eu não li “As Horas”, mas vi o filme, gostei muito também =)
    Beijos

  3. 3 Sandra Oliveira
    junho 22, 2010 às 6:54 pm

    Pode apostar que vou gostar sim! estou ansiosa pela chegada do livro… não fico contente enquanto não abrir a caixinha da entrega e colocar as mãos nele, rs…

    beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,461,789 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
junho 2010
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: