19
jun
10

10 livros em 10 dias – 7º dia

Vi a proposta de um desafio muito interessante há alguns dias atrás no blog da Íris – www.literalmentefalando.blogspost.com e como achei bem divertido, resolvi adotar também. Em dez 10 comentarei sobre 10 livros que:

  • Mais gostei – 01° dia
  • Mais odiei – 02° dia
  • Mais barato que comprei – 03° dia
  • Mais caro que comprei – 04° dia
  • Mais prendeu minha atenção – 05° dia
  • Menos prendeu minha atenção – 06° dia
  • Mais recomendo – 07° dia
  • Menos recomendo – 08° dia
  • Mais interessante/diferente – 09° dia
  • Mais velho que você tem ou leu – 10° dia

Dia 7: Livro que mais recomendo

Aquigostaria de pedir licença e recomendar vários, mas também vou comentar sobre dois livros que gosto muito. Um de ficção e outro baseado em fatos reais.

  • Escolha: “A Sangue Frio”, Truman Capote

“A Sangue Frio” é um daqueles livros que todo ser humano deve ler ao menos uma vez na vida (e só uma mesmo, porque haja estômago).

Capote narra com maestria um crime hediondo, sem nexo e totalmente desnecessário que aconteceu no Kansas, nos EUA, no final dos anos 59. Capote, com este livro, tornou uma história brutal que deixou de cabelo em pé toda uma pacata cidade, em um épico do jornalismo.

Uma família inteira fora torturada psicologicamente e executada por míseros 40 dólares. A polícia passou muito tempo procurando por pistas dos culpados e buscando os assassinos.

Após um mês do ocorrido, Capote chega a cidade e começa a fazer a sua própria investigação. Para isso conversou com moradores da cidade, policiais, familiares das vítimas e dos assassinos, buscou os relatos expostos nos jornais e se viu mergulhado profundamente na história.

Após terminada a sua função de cobertura dos crimes, não conseguiu deixar de acompanhar o futuro dos assassinos e chegou até mesmo a assistir a execução dos assassinos. E após isso, reuniu todas as suas informações e escreveu “A Sangue Frio”.

Com este livro a gente se pergunta o que pode realmente motivar e levar alguém a tirar a vida de toda uma família por causa de pouco dinheiro, até onde um ser humano é capaz de ir, percebe como a família é importante para a formação de caráter e como mesmo sendo animais de sangue quente, os homens podem ser muitas e muitas vezes, verdadeiros sangue frios.

  • Escolha: “Sobre Meninos e Lobos”, Dennis Lehane

Apesar de ficção, “Sobre Meninos e Lobos” é um livro para se ler de coração apertado. Um drama que dá uma mexida no estômago. Amizade, abuso, redenção, amor, impulsividade e dramas são temas que unem três amigos e suas famílias.

Um segredo do passado vai influenciar e separar três homens que não apenas não sabem como lidar com o assunto, como também se tornam pessoas totalmente diferentes, não apenas por um fato do passado, mas pelas próprias escolhas que fizeram para suas vidas.

As tragédias não ficam apenas no passado, elas acontecem novamente e assombram os envolvidos de tal forma que, pelo menos um deles, erradamente, decide fazer justiça com as próprias mãos.

A princípio muitos podem pensar se tratar de um livro comum, sem nada de especial, um suspense como qualquer outro, mas foi um grande livro para mim. Me prendeu muito, o autor amarrou muito bem a trama, não deixou buracos, não deixou um mínimo espaço aberto. Dennis Lehane atualmente tem sido muito procurado para ter seus livros adaptados para o cinema, por um lado gosto disso e por outro não. Gosto porque ele vem sendo mais conhecido. Já ganhou versão para o cinema em seus livros: “Sobre Meninos e Lobos” – muito bom com o maravilhoso Sean Penn, “Gone, Baby, gone” e “Paciente 67” com Leonardo Dicaprio, acho que o filme recebeu o nome de “A Ilha do Medo”.

Anúncios

5 Responses to “10 livros em 10 dias – 7º dia”


  1. 1 Sandra Oliveira
    junho 19, 2010 às 3:36 pm

    A sangue frio parece ser mesmo muito bom, apesar de abranger um tema que é difícil digerir. Já vemos nos noticiários tanta barbaridade a troco de nada, vou anotar a dica mas não sei se meu estômago aguenta, rs.
    Sobre meninos e lobos vi apenas o filme, mas é uma história forte e triste. Como a gente sempre fala, o livro sempre é melhor que o filme, então acredito que aqui não seja diferente, embora o filme tenha sido brilhantemente dirigido por Clint Eastwood, um dos melhores dele, e claro, sou fã, então tenho que rasgar a seda..rs

    beijos

    p.s. pena que só faltam 3 dias/posts. Estou adorando e anotando todas as dicas 😉

  2. junho 20, 2010 às 6:27 am

    É muito bom mesmo, mas é como eu disse: realmente tem que ter estômago, mas acho válida a leitura. hehehe eu também sou fã do filme “Sobre meninos e lobos”, gosto tanto do livro quanto do filme.
    É… a princípio eu vi a ideia, achei bem lega, pensei em fazer, depois fiquei na dúvida se ia dar certo, resolvi arriscar e pelo visto as minhas dicas agradaram, não é? hehehe
    que bom =)
    beijos

    • 3 Sandra Oliveira
      junho 20, 2010 às 10:14 am

      sim, sim! anoto todos os livros indicados que me interessam de alguma forma! Já disse que seu blog é disparado o meu preferido? e me fez descobrir vários livros que eu nem sabia? sorte minha ter te achado!

      um grande beijo!
      😉

      • junho 20, 2010 às 10:21 am

        Nossa, muito feliz agora =) =D
        E muito lisonjeada tb. rasgação de sedas a parte, no seu blog, descubro muitas boas dicas de filmes e se procuro boas dicas, vou até lá =)
        pode apostar que ainda trocaremos muitas boas dicas de livros hehehe
        beijos

  3. 5 Sandra Oliveira
    junho 20, 2010 às 1:02 pm

    sou sua fã e do seu blog! 😉


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,641 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
junho 2010
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: