18
jun
10

10 livros em 10 dias – 6º dia

Vi a proposta de um desafio muito interessante há alguns dias atrás no blog da Íris – www.literalmentefalando.blogspost.com e como achei bem divertido, resolvi adotar também. Em dez 10 comentarei sobre 10 livros que:

  • Mais gostei – 01° dia
  • Mais odiei – 02° dia
  • Mais barato que comprei – 03° dia
  • Mais caro que comprei – 04° dia
  • Mais prendeu minha atenção – 05° dia
  • Menos prendeu minha atenção – 06° dia
  • Mais recomendo – 07° dia
  • Menos recomendo – 08° dia
  • Mais interessante/diferente – 09° dia
  • Mais velho que você tem ou leu – 10° dia

Dia 6: Livro que menos prendeu minha atenção

  • Escolha: “O Senhor dos Anéis, o Retorno do Rei”, J. R. R. Tolkien

Demorei demais lendo todos os livros de “O Senhor dos Anéis”, mas o último, “O Retorno do Rei”, foi o que mais demorei em toda minha vida. A narrativa de Tolkien, na minha opinião, é lenta demais, descritiva demais e isso não consegue me prende. Eu fiz um esforço imenso para terminar de ler os dois antecessores, mas o último não teve jeito. Cheguei até a metade, mas não teve santo que me fizesse reabrir e concluir o livro.

A vontade que tinha era de pular as páginas, acelerar a história, mas acho isso uma enganação comigo mesma e preferi assumir a “culpa” de não ter gostado de Tolkien, o que para alguns é quase como cometer um crime, afinal “O Senhor dos Anéis” é um clássico e acho que sou um dos poucos seres humanos que não curtiram esse clássico.

Mas não fiquei triste por isso, apenas decepcionada por não ter conseguido chegar até o final.

3 Responses to “10 livros em 10 dias – 6º dia”


  1. 1 Sandra Oliveira
    junho 18, 2010 às 8:43 pm

    rs, tenho que confessar que agora me surpreendi! Apostava minhas fichas como você curtia Tolkien. Bem, eu sou fã das obras dele, mais até do que de C.S. Lewis, que também tende à fantasia, assim como Tolkien, não nos surpreende que fossem amigos. Concordo totalmente com você em relação ao exagero na descrição de ambientes. Torna o livro cansativo mesmo. Quando iniciei a leitura de suas obras, A Sociedade do Anel foi o primeiro. E foi difícil. Havia momentos em que pensava que não conseguiria concluir o capítulo, tamanha a riqueza e variedade de descrições, tudo nos mínimos detalhes. Mas passada a primeira parte do livro, tudo caminhou bem. As Duas Torres foi o livro (e filme) que mais gostei da série O Senhor dos Anéis. O Retorno do Rei enrosca na parte final. Porque quando você acha que vai terminar, ele vem com mais três outros finais. É até complicado explicar, rs..mas é assim mesmo, e no filme, a coisa ficou ainda mais difícil. Mesmo assim, são obras que aprecio demais. Li também Sobre Histórias de Fadas, com uma narrativa bastante arrastada, mas interessante, e O Silmarillion, de longe um dos melhores livros de Tolkien. Amei a história que precede O Senhor dos Anéis e relata o surgimento da Terra Média. Pretendo ler Contos Inacabados, que reúne algumas de suas histórias que se não me engano, também precedem as de OSA. Mas talvez demore um pouco, é um livro caro, com quase 1000 páginas, e sendo a leitura dele tão difícil, é para estar preparado mesmo!

    beijos

    • junho 19, 2010 às 12:36 am

      Aí está o problema eu gosto muito dos filmes (tenho todos os dvds) mas não consegui me envolver do jeito que deveria com os livros. Era um sacrifício. Principalmente com o último.
      Meu namorado me diz que sou louca, que é porque eu nunca joguei RPG, que Tolkien é o cara, que eu gosto de C. S. Lewis, de Pullman, mas não de Tolkien, então tem algo de errado comigo, nem dou bola para ele. Por isso eu disse no post que eu não ficava triste e sim decepcionada, acho que até comigo mesma, mas fazer o que?
      Eu até tenho comprei “O Silmarillion” junto com “O senhor dos anéis” mas nem li ainda…
      Depois vou dar uma chance a ele para ver a impressão que tenho =)
      E tenho certeza que você vai adorar a coleção Millennium. Ele esta no rol de ótimos livros que produtoras de filmes estragam. Qual versão do cinema chegou por aqui? A sueca? Eu vi no youtube uma versão de uns dois anos atras, uma versão sueca do filme. foi essa que chegou por aqui ou hollywood fez a sua própria? a crítica malhou a versão européia? porque tudo que não é americanizado tem uma forte tendência a ser fortemente criticado né?
      O que eu soube foi que o filme teve uma passagem meteórica pelos cinemas, mas não sei nem qual versão chegou por aqui. Quantos aos livros eu amei. Uma literatura diferente, moderna, aborda temas interessantíssimos, suspense. eu não conhecia a literatura da sueca, apesar dos nomes nos livros serem impronunciáveis (riros) isso me divertia e eu recomendo demais. como você disse, as capas (da edição antiga, não a que está sendo vendida agora) são belíssima. apesar dos livros serem densos, bem grandes, calhamassos de 600 e tantas páginas, rapidinho você detona a leitura, pois além de ser uma leitura gostosa, você fica curiosa em querer saber como terminam os fatos. a única coisa que me deixou meio assim é que a coleção realmente não teria apenas 3 volumes. originalmente o autor pensou em fazê-la com 5 volumes, mas quando ele terminou de escrever o quarto volume, ele resolveu rasgá-lo, achando que não ficou bom, começou a reescreve-lo, quando estava na metade, sofreu uma parada cardíaca e … morreu. E agora José? Temos uma obra que graças a genialidade de Stieg Larsson, no terceiro volume as coisas aparentemente parecem estar bem resolvidas nas vidas das personagens e todos podem seguir em frente. Bizarro ne? Eu, assim como você, adoro livros em sequencia, e queria mais e mais volumes, dai após saber que seriam cinco volumes, fiquei carente, hehehe
      Além de tudo, o coitado morreu e nem soube e nem viu que os seus livros fizeram o sucesso que fizerram, sobretudo no seu país! Triste…
      Beijos

    • junho 19, 2010 às 5:02 am

      Ahhh, esqueci, “O Hobbit” é sensacional! Maravilhoso! Porque será que Tolkien não fez “O senhor dos anéis” assim? Eu amei “O hobbit”. Um livro leve, divertidíssimo.
      beijos


Deixe um comentário

Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,461,789 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
junho 2010
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


