17
jun
10

10 livros em 10 dias – 5º dia

10 livros em 10 dias – 5º dia

Vi a proposta de um desafio muito interessante há alguns dias atrás no blog da Íris – www.literalmentefalando.blogspost.com e como achei bem divertido, resolvi adotar também. Em dez 10 comentarei sobre 10 livros que:

  • Mais gostei – 01° dia
  • Mais odiei – 02° dia
  • Mais barato que comprei – 03° dia
  • Mais caro que comprei – 04° dia
  • Mais prendeu minha atenção – 05° dia
  • Menos prendeu minha atenção – 06° dia
  • Mais recomendo – 07° dia
  • Menos recomendo – 08° dia
  • Mais interessante/diferente – 09° dia
  • Mais velho que você tem ou leu – 10° dia

Dia 5: Livro que mais prendeu minha atenção

Aqui eu vou pedir licença e comentar os dois que mais prenderam a minha atenção.

  • Escolha: “O Último Rei da Escócia”, Giles Foden

“O Último Rei da Escócia” foi um dos livros adultos que li em um dia. Maravilhoso. Eu assisti ao filme, gostei demais e fiquei muito curiosa quando soube que fora inspirado em uma livro. Procurei o livro no Brasil, mas não havia sido traduzido para o português e em inglês estava muito caro (fiquei com trauma por causa de “O Abrigo de Pedras” e nunca mais comprei um livro acima de R$60,00 – com exceção de livros acadêmicos).

Mas para minha surpresa, minha irmã viajou para Portugal e trouxe na mala “O Último Rei da Escócia” em português – de Portugal, diferente, mas perfeitamente compreensível. Então além de ter sido um dos melhores presentes que ganhei, foi um grande livro, muito bem escrito, que prendeu demais minha atenção. Um pouco diferente do filme, mas ainda melhor do que filme.

Já quis relê-lo mas acabei deixando para depois porque tenho uma pilha de livros me esperando. Mas com certeza não passo 2010 sem relê-lo.

  • Escolha: “Na Natureza Selvagem”, Jon Krakauer

“Na Natureza Selvagem” é outro livro que dá vontade de terminar de um só fôlego. O autor, Jon Krakauer se empenhou em refazer todos os passos e caminhos trilhados por Chris McCandless para poder escrever sobre a vida deste jovem que, para alguns, era um desajustado, mas para mim, alguém que se cansou desta vida e queria ter um modo alternativo de viver.

Nesse objetivo de tentar entender o que levou um jovem rico, saudável e com todas as ferramentas para ter uma vida de sucesso, a abandonar tudo e viver como um andarilho, sem segurança, sem comida e sem certezas, Krakauer apresenta uma América (vamos falar como os estadunidenses gostam de se referir ao seu país) daqueles que vivem à margem. O sonho americano não é para todos e Chris viu isso de perto, pegando carona, convivendo com pessoas que moram em seus carros e em acampamentos, pessoas que assim como ele (alguns sim, outros não), tinham tudo, mas preferem viver em liberdade.

O que poderia ser um sonho de vida, se torna um pesadelo e é isso que Krakauer nos mostra. Uma escrita interessante, envolvente, mas ácida e reveladora, bem como o destino e o rumo que Chris deu a sua própria vida. Após o livro eu me encantei pelo filme, em primeiro lugar por ter como diretor Sean Penn, pois sou louca por ele.

3 Responses to “10 livros em 10 dias – 5º dia”


  1. 1 Sandra Oliveira
    junho 17, 2010 às 6:44 pm

    Assisti O último rei da Escócia e gostei bastante também. O livro, não li, mas aposto que deve ser realmente superior ao filme, como quase sempre acontece nas adaptações.

    Na Natureza Selvagem eu tenho, livro e filme. Gostei de ambos. Claro que o livro é muito mais rico em detalhes, uma história sensacional, na figura de McCandless, e concordo com você, entendi também a busca que ele fez por uma vida que fizesse sentido a ele, mesmo tendo tudo a seus pés, renunciar e viver por sua conta e risco como ele fez é algo para poucos. A maioria das pessoas que viu o filme, ou mesmo leu o livro, julgou Chris como um louco, excêntrico e que procurou pelo que encontrou, no sentido mais negativo da palavra. Discordo e admiro a coragem que ele teve de viver conforme seu coração.
    Adoro o filme, pela direção impecável, pelas atuações e pela trilha sonora, por favor Eddie Vedder é o cara, um caso à parte. Genial.

    rs, pode deixar, vou postar sobre Formaturas Infernais sim, até porque me surpreendi e estou gostando mais do que imaginava.
    Ah, super preciso da sua opinião sobre a Trilogia Millenium, você leu?

    beijos

  2. junho 18, 2010 às 2:27 am

    Aráaaaa liiiii, ameiiii e aguarde, pois um dos livros está em um dos 10 dias hehehehe
    já já você vai encontrá-lo aqui hehehehe
    Eddie Vedder e Sean Pean são Os Caras, ou não são?
    beijos

    • 3 Sandra Oliveira
      junho 18, 2010 às 8:31 pm

      eba, aguardo então, as capas são lindas, rs, mas fiquei com muita dúvida sobre a história, já que a versão do cinema foi massacrada pela crítica.

      A D O R O os dois, e Pearl Jam é minha banda favorita! Tem como não gostar da trilha de Into the Wild?! impossível!

      beijos


Deixe um comentário

Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,469,944 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
junho 2010
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


