09
jun
10

The 39 Clues – O ladrão de espadas

A série “The 39 Clues”, composta de nove livros, teve o seu terceiro volume, “O Ladrão de Espadas”, por Peter Lerangis, lançado no final do mês de maio no Brasil. A série foi criada pelo escritor Rick Riordan, autor da coleção “Percy Jackson os Olimpianos”, como um projeto que contaria com a participação de diversos autores.  O próprio Riordan escreveu o primeiro livro da série, “O Labirinto de Ossos”.

Ao postar no blog o resumo e a minha opinião sobre os livros, deixei claro que o primeiro livro eu havia gostado, mas não gostei e achei fraquíssimo o segundo volume, “A Nota Errada”, do autor Gordon Korman. Fiquei imaginando se realmente valeria a pena continuar comprando e lendo os outros livros, já que não havia gostado da experiência de uma história, a princípio muito boa, passar pelas mãos de mais de um autor. Mas não gostei da experiência apenas porque não gostei da forma de escrever de Karman, porque a idéia de mais de um autor escrevendo é interessante, mas é um tiro no escuro. Afinal pode tanto dar certo como não. O que só me comprovou mais uma vez que o problema não era o projeto e sim o livro específico escrito por Korman, pois achei o terceiro livro bem legal. Lerangis conseguiu prender a minha atenção e não me deu vontade de fechar o livro até saber o que aconteceria com Dan e Amy. Demorei um pouco para terminar, mais do que geralmente me demoro, mais por causa de outros projetos que tenho feito do que pelo livro ser mais ou menos interessante do que outros que já li.

Em “O Ladrão de Espadas” reencontrei o Dan hilário com suas tiradas engraçadas que Riordan criou e que Karman acabou escondendo através de piadinhas amarelas e sem graça.

Desta vez, Amy, Dan, Nellie, Saladin e os outros membros da família Cahil embarcam em uma viagem eletrizante pelo Japão em busca de mais uma das 39 pistas espalhadas pelo mundo para se tornarem os mais importantes e influentes seres humanos do planeta.

No começo da história, Dan e Amy lidaram com um grande desafio: foram enganados pelos primos, os Kabra e Irina. Como não puderam embarcar no avião para o Japão acreditaram que seria o fim da corrida atrás das pistas para eles, pois além de órfãos eram pobres e não tinham como comprar novas passagens. Para piorar tudo, as espadas dos samurais que eles encontraram que seria a mais importante fonte de ajuda para descobrir a nova pista, estava dentro da mala de Dan que fora despachada com o avião e já estava muito longe.

Fora do aeroporto acabam encontrando outro membro dos Cahil: Alistair Oh e viajam com o tio para a terra do sol em um avião particular.

A corrida pela terceira pista começa e o Japão foi apenas a primeira parada. Os meninos pela primeira vez vão fazer uma aliança produtiva (será?) com o tio Alistair Oh e os Kabra.

Após percorrerem o Japão, acabam descobrindo que o próximo destino para encontrar a terceira pista era a Coréia do Sul, o lar de Alistair Oh. Em Seul os meninos descobrem mais sobre a alquimia e a tão cobiçada pedra filosofal, o elixir da vida.

Após uma dupla traição, Amy e Dan descobrem de fato a dica para encontrarem a próxima pista. No entanto, para isso, teriam que ir ao Egito.

“O Ladrão de Espadas” é interessante porque consegue resgatar o que Riordan fez em “O Labirinto de Ossos”. Há momentos muito engraçados de Dan com Amy e os outros membros da família Cahil. Outro ponto positivo do livro é a paixão enfim declarada de Amy por Ian e sabermos um pouco mais sobre a história de Alistair.

Como o próximo livro será ambientado no Egito, acredito que teremos pistas nas pirâmides e envolvimento com múmias. O que, para mim, será algo muito gosto de ler, pois a cultura egípcia é incrível e é sempre bom livros que enriqueçam os jovens, não apenas de aventuras, mas de cultura e história geral.

Anúncios

2 Responses to “The 39 Clues – O ladrão de espadas”


  1. 1 Sandra Oliveira
    junho 9, 2010 às 10:50 pm

    Bom, esse vai ficar fora da lista..hehehe..porque não consegui sequer continuar a ler O ladrão de raios, peguei trauma do autor!

    agora respondendo seu recado: que isso Melissa, você já é uma grande amiga blogueira, tem acesso livre no meu Apenas uma vez…adoro seus comentários! hehehe…tô jogando muita responsabilidade pra vc né..mas não se preocupe, confio mesmo no seu ótimo gosto para literatura.

    Ah, que pena que vc usa pouco o Twitter, eu uso bastante, mas depois vamos ampliando nossos contatos nas redes sociais.

    um grande beijo!

    • junho 10, 2010 às 9:27 am

      Essa série é bem infantil. Mas vc está confundindo as séries. Na verdade “O ladrão de raios” faz parte da série “Percy Jackson e os Olimpianos” escrita toda por Rick Riodan. Já “The 39 clues” é uma outra série, diferente de “Percy Jackson”, apenas o primeiro livro foi escrito por Rick Riordan. Ambas são bem infantis, tanto é que a adaptação para o cinema do filme “O ladrão de raios” foi bem mais adolescente do que o livro.
      Maaaas muito obrigada pelo livre acesso aos comentários e saiba e por confiar nas dicas literárias hehehe
      Gosto muito do seu espaço, dos seus posts e suas ideias, por isso gosto tanto de comentar por lá =)
      Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,470,669 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
junho 2010
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: