08
maio
10

Percy Jackson e os Olimpianos – A Batalha do Labirinto

“A Batalha do Labirinto” é o quarto de cinco livros que compõe a série “Percy Jackson e os Olimpianos”, escrito por Rick Riordan, um autor americano de muito sucesso no momento. O livro já começa literalmente quente, pois por mais que não queira e por mais que faça de tudo para não se meter em confusões, as confusões sempre procuram Percy e o encontram, como se o garoto fosse um para-raio de encrencas.

Sem querer destruir mais uma escola, principalmente a Good High School, a escola onde Paul Blofis, o namorado de Sally, mãe de Percy, lecionava. Percy vai durantes as férias de verão visitar o lugar, pois este seria a sua futura escola. No entanto, Percy começa a ser perseguido por líderes de torcida demoníacas, as mitológicas empousas. Mas para surpresa do garoto, acaba encontrando na escola Rachel Elizabeth Dare, a humana que conseguia enxergar através da Névoa que já aparecera na história anteriormente.

Na tentativa louca de sobreviver ao ataque, Percy luta contra as emposas e no meio da confusão que eles armaram, acabaram colocando fogo na sala de música da Good. E mais uma vez Percy receberia o crédito pelo acontecido. Por mais que Rachel tentasse ajudá-lo, ele no fundo sabia que não adiantaria muito.

Ao fugir da escola Percy encontra a leal amiga Annabeth e juntos eles voltam para o Acampamento Meio Sangue. Quando chegam, o garoto percebe algo estranho no ar e um novo visitante estava hospedado no Acampamento, Quintus, o novo instrutor de esgrima, com o seu adorável cão infernal. Ao tentar atacar o animal, Annabeth o impede e o alerta de que realmente algo estranho estava acontecendo no acampamento: o Labirinto que fora projetado por Dédalo como parte do castelo do Rei Minos, fora descoberto e uma de suas inúmeras entradas e saídas estava localizada no meio do acampamento e isso seria uma vitória e tanto para Luke, Cronos e seus comparsas, caso eles localizassem essa entrada e saída, pois assim conseguiriam destruir o acampamento sem precisar invadi-lo por fora.

Annabeth e Percy acabam encontrando a entrada do labirinto, meio por acaso. Quando retornaram do Labirinto, perceberam que pouco tempo havia se passado na realidade do acampamento, no entanto, para eles parecia ter passado um tempo bastante longo. Concluíram que o tempo no Labirinto não passava com a mesma velocidade que o tempo do lado de fora e isso poderia significar um problema. Pois eles precisariam ser rápidos para evitar que Luke e Cronos conseguissem o que almejavam.

Com o retorno de Annabeth e Percy, Quíron decide convocar uma nova missão. Desta vez os escolhidos deveriam localizar Dédalo antes de Luke, pois o objetivo do garoto era encontrar Dédalo para poder pegar o fio de Ariadne, capaz de tornar mais fácil e rápido se locomover dentro do Labirinto. Com isso, ele poderia facilmente encontrar a entrada para o Acampamento.

A missão deveria ser cumprida por Percy, Annabeth, Tyson e Grover. Grover tinha suas próprias razões para aceitar a missão, ele queria mais do que tudo na vida encontrar o deus que havia desaparecido, Pã. Essa seria mais uma tentativa de localizar Pã e ele tinha a intuição que agora estava cada vez mais perto de concretizar o seu objetivo.

Como não poderia deixar de ser, o grupo enfrenta diversos desafios e obstáculos. Combatem feras mitológicas, resgatam um prisioneiro que seria de muita ajuda para eles, descobrem uma maneira de se locomover no Labirinto com mais facilidade, mas também passam por apertos ao encontrarem com deuses que tinham grandes motivações para atrasar a missão deles.

Durante essa missão, Percy continua tento pesadelos, desta vez ele tem visto muito em seus sonhos, Nico di Angelo, o filho do deus Hades que pode estar ligado diretamente a uma profecia que determinaria o fim do Olimpo ou a permanência da existência dele. Ao se locomoverem pelo Labirinto, o grupo acaba encontrando Nico em um rancho e com a ajuda de Percy, o garoto consegue convocar a irmã morta. Ela era a forte motivação de Nico por sentir tanto ódio de Percy. O garoto achava que Percy era o culpado pela morte da irmã. Mas o seu espírito lhe aconselha e defende Percy. Após isso, Nico fica um pouco mais aberto para entender e enxergar melhor os fatos. No entanto, continua sendo fortemente influenciado por um fantasma nada bonzinho que tem seus próprios planos e objetivos.

Grover em meio a essa busca louca por Dédalo, acaba sentindo uma presença forte de Pã e diz que não poderia continuar na missão de Percy, teria ele mesmo que ir atrás da sua missão. Mas Percy não deixaria o amigo sozinho na sua busca. Juntos eles decidem dividir o grupo e Grover ganharia a companhia de Tyson na busca de Pã e Percy teria a companhia de Annabeth para localizarem Dédalo e ajudar a salvar o acampamento. Ao ficarem sozinhos e em meio a confusões digna de deuses, Percy e Annabeth enfim dão o primeiro beijo, selando um verdadeiro amor entre heróis.

Após passar um tempo na ilha de Calypso, Percy retorna ao acampamento. Fora tido como morto, mas ao retornar acaba sabendo que ninguém tinha notícias de Grover e Tyson e também ninguém sabia do destino de Quintus que desaparecera deixando para trás o cão infernal.

Percy e Annabeth teriam que dar continuidade à missão. Como eles não dariam conta de enfrentar todos os desafios sozinhos, Percy decide conquistar uma ajudinha extra, para isso ele vai atrás de Rachel, afinal a garota era capaz de enxergar através da Névoa e isso poderia ser muito útil para eles. E de fato a garota se mostrara muito útil ao conseguir enxergar melhor os caminhos do Labirinto. E assim, Percy e Annabeth enfim encontram o laboratório de Dédalo, mas para surpresa deles, quando o encontraram, viram que Dédalo era na verdade Quintus, o instrutor que desaparecera do Acampamento. Mas o estrago já estava feito: Dédalo já havia entregue o fio de Ariadne para Luke.

Rachel, Percy, Annabeth e Nico fogem juntos nas asas de Dédalo. Eles encontram uma passagem para o reino dos Titãs e para desespero e agonia de todos, eles presenciam uma cena bizarra: Cronos renasce, mas no corpo de Luke. Enfrentam o poderoso titã e quem salva a todos é o jovem filho de Hades.

Eles fogem mais uma vez e encontram com Grover e Tyson. Juntos eles finalmente encontram Pã e esse encontro não fora nada agradável, afinal o deus da natureza decidira por algo nada agradável para o jovem sátiro. Esse encontro fora também bem revelador para Rachel, pois seu pai estava envolvido em ações que não eram boas para o futuro da humanidade e a garota ao olhar para Pã se sentia muito culpada e envergonhada, mas ela de fato não deveria se sentir assim.

O grupo, sem Rachel, retorna ao Acampamento e comunicam a todos que Luke estava de posse do fio de Ariadne e o garoto utiliza o fio para liderar um ataque surpresa (será mesmo?) ao acampamento. Grover tenta contar a todos os sátiros que Pã fora encontrado, mas morrera e todos se colocam contra ele, dizendo que o que ele dizia era uma mentira e uma blasfêmia. Mas a verdade é que o jovem sátiro tinha razão.

O livro termina com uma visita um tanto especial e reveladora para Percy durante o seu aniversário. O deus Poseidon vai visitar o filho, presenteando-o com algo ligado a ele diretamente. Por fim, Nico aparece e revela ao novo aliado como Percy poderia derrotar o titã Cronos.

Anúncios

4 Responses to “Percy Jackson e os Olimpianos – A Batalha do Labirinto”


  1. 1 meloellen
    maio 8, 2010 às 3:04 pm

    Ainda não comecei a ler essa série, mas to querendo muito.

  2. maio 9, 2010 às 1:58 pm

    Oi, gostei muito do seu blog. vou visitá-lo mais vezes. Visite o meu também: http://cronicassimples.wordpress.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,486,617 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
maio 2010
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: