30
mar
10

Coração de Tinta

 

Para as crianças, jovens e adultos que realmente amam a literatura, esse livro é um encanto e uma surpresa. Trata-se da uma história em que a autora brinca com a literatura, afinal é a literatura dentro da literatura. A autora alemã Cornelia Funke, dá vida a personagens complexos, enigmáticos e inesquecíveis. Ela brinca com as palavras e revive às lembranças dos leitores mais velhos, haja vista que ela faz referências dentro da sua história a grandes obras que marcaram a literatura mundial.

A história transcorre através das páginas de um livro que leva o mesmo nome da obra de Funke. Mo é um médico de livros, um excepcional restaurador de livros que juntamente com sua esposa nutre um amor incondicional pela literatura. Ele possuía o habito de ler em voz alta para a esposa e para a filha ainda bem pequena, Maggie. Entretanto, em uma ocasião ele descobre sem querer que podia dar vida aos personagens dos livros que estivesse lendo. Foi quando uma grande tragédia abateu-se sobre as suas vidas.

Mortimer, mais conhecido como Mo, ao ler um trecho de “Coração de tinta”, livro que conta a história de Mundo de Tinta, traz para o seu mundo três personagens do livro, dois vilões, Capricórnio e Basta e um egnimático saltimbanco, Dedo Empoeirado. Por outro lado, sua esposa, Teresa e os dois gatos do casal entram no livro para ocupar os lugares dos que saíram.

Confusos e resignados, pois queriam voltar para o livro e não sabiam como, eles partem investem contra Mo. Sem conseguirem retornar à história eles fogem da casa de Mo, deixando-o desolado e perplexo, ao perceber que sua esposa desaparecera e fora parar dentro do livro.

Mo, penalizado por ter sido o causador do desaparecimento da sua esposa, prometeu a si mesmo que nunca mais leria histórias em voz alta. Fato este que sempre intrigou sua filha que pedia constantemente a ele para que lesse para ela em voz alta, mas ele sempre recusava e ela nunca entendia o porque.

Sentindo-se culpado pela esposa, ele não desiste. Por 13 longos anos ele tenta de todas as formas trazê-la de volta, lendo e relendo o livro em voz alta, mas sempre longe de Maggie para que nada acontecesse a ela.

Após 12 anos Dedo Empoeirado regressa em busca do livro que guardava a sua casa, sua história e também o seu mundo, a mando de Capricórnio, que o deseja para fins nada bons. Assustado, Mo resolve fugir com Maggie para a casa de Elinor, tia de Teresa, conhecida como a devoradora de livros e detentora de uma biblioteca invejável aos maiores amantes da literatura.

A partir desse encontro as aventuras ao mesmo tempo fantásticas e assustadoras assolam a vida dos protagonistas. Maggie descobre finalmente o que aconteceu com a sua mãe e descobre que herdou o mesmo dom do seu pai. Se tornando uma grande aliada dele na luta para trazer a sua mãe de volta a vida “real”. Até mesmo a taciturna Elinor embarca na aventura perigosa e arriscada para ter sua sobrinha querida de volta e encara com força e coragem, ao lado de Mo e Maggie a difícil missão de salvar o mundo de um dos mais terríveis e malvados vilões que o mundo já conheceu.

Funke ainda destaca através do escritor de “Coração de tinta”, Fenoglio, a dor e o sofrimento de um escritor para realizar a difícil proeza de dar vida a personagens complexos e inesquecíveis e construir um enredo. Além dos segredos que o escritor mantém apenas entre ele e os personagens e que o leitor nunca irá descobrir ou entender.

“Coração de tinta” é aquele livro que você olha por acaso em uma estante de livraria, mas não é por acaso que você se encanta com ele. Uma história eletrizante, interessante e inesquecível. Recomendo para todas as idades.

Não é a toa que a Playarte lançou uma adaptação do livro para o cinema trazendo um grande elenco e produziram um filme também muito legal. Até o cartaz de divulgação do filme é muito bonito.

 

 

Anúncios

0 Responses to “Coração de Tinta”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,470,669 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: