17
mar
10

Jovem cria biblioteca e estimula a leitura

Muito legal a idéia! E ainda mais gratificante saber que partiu de uma criança de 12 anos. Chega até ser uma vergonha para nós, os adultos. Enfim, uma iniciativa que deveria ser copiada.

 

Matéria publicada no jornal A Tarde no caderno Bahia, na página A14, no dia 14 de Março de 2010.

 

Jovem cria biblioteca e estimula a leitura

 

As idéias do adolescente Antônio Ítalo mudaram a rotina das crianças de comunidade em Barreiras

 

Rosiane Donato

Barreiras

 

Um adolescente de 12 anos, portador de deficiência motora, criou um projeto destinado a incentivar crianças carentes à prática de leitura, na Vila dos Soldados, em Barreiras (860 quilômetros da capital). A ideia surgiu da necessidade de uma biblioteca na ONG Luz da Esperança, onde são atendidos crianças e adultos.

O projeto foi idealizado pelo estudante Antônio Ítalo Pereira Fernandes, voluntário da ONG, que sugeriu à diretoria a criação da biblioteca. “Eu sempre gostei de ajudar as pessoas. É como minha mãe sempre diz, ajudar um, para no futuro outro poder ajudar a gente. Também pensei na situação financeira das crianças aqui do bairro, que gostam muito de ler, mas não tem condições de comprar um livro”, revela o estudante Antônio Fernandes.

Antônio idealizou não apenas a biblioteca, mas também o método por meio do qual ela deveria funcionar. Ele criou a roda de leitura, onde os leitores mirins tem oportunidade de fazer a leitura comunitária uma vez por semana, durante duas horas e meia. “Por enquanto, fazemos uma vez por semana, mas queremos abrir mais espaço para o livro e aumentar para dois ou três dias de leitura”, explica o estudante.

 

“Pensei na situação das crianças que gostam de ler, mas não podem comprar um livro”

Antônio Ítalo Fernandes, estudante

 

Crianças e adolescentes que tem visitado a biblioteca gostaram do projeto e se dedicam à leitura. “Achei muito bom, porque os livros nos ensinam coisas boas. Sinto-me em uma viagem quando estou lendo”, comemora a pequena Angélica Silva dos Santos, 12 anos. “Eu gostei muito da biblioteca, porque antes ficava só em casa jogando vídeo game, mas agora venho interagir com outros colegas, além de fazer novas amizades”, explica o jovem Eugênio dos Santos Barbosa, 15 anos.

Juntamente com outros parceiros, o mais jovem voluntário saiu pedido doações de livros nas casas e conseguiu cerca de 500, à disposição da ONG. Mas ele não para, apesar de algumas limitações, Antônio tem pensando em novos planos. O próximo projeto, ele já tem em mente e coloca em prática. “Já estamos pedindo doações de computadores e de mesas para montarmos a Lan Comunitária, uma lan house para pessoas que não podem pagar para usar a internet”, revelou.

Anúncios

0 Responses to “Jovem cria biblioteca e estimula a leitura”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,461,951 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: