12
mar
10

Matéria de Rick Riordan para Publisher Weekly

Fonte: http://olympiansuniverse.blogspot.com/2009/11/materia-de-rick-riordan-para-publisher.html

Saiu no dia 05 de novembro, na Revista Publisher Weekly, uma matéria sobre The Kane Chronicles, a nova série de livros de Rick Riordan. O site Percy Jackson BR fez um excelente trabalho traduzindo a matéria e nós colocamos aqui para você ler.

 

Como o seu personagem Percy Jackson de O Ladrão de Raios, Rick Riordan é um semi-deus – pelo menos na visão dos leitores. Com o lançamento no próximo mês de Maio de sua nova série de fantasia para alunos do ensino fundamental, ele está escalado para virar um faraó também. No livro The Kane Chronicles, Livro Um: The Red Pyramid, as crianças irão conhecer Carter Kane, 14 anos, e sua irmã, Sadie, 12 anos, descendentes de mágicos egípcios que lutaram contra os deuses antigos, libertados no presente (Cuidado para o caos dos Deuses).

 

“Nas minhas aulas, tinha apenas uma coisa que era mais popular que a Grécia Antiga, que era o Egito Antigo,” disse Riordan, que foi professor do ensino fundamental de Estudos Sociais e Inglês por 15 anos. “Isso era uma questão de escutar aos vários fãs, e vários jovens leitores.”

 

Para a editora Disney-Hyperion Books, que vendeu sete milhões de cópias dos títulos Percy Jackson e os Olimpianos desde 2005, The Kane Chronicles é um meio importante de atrair as crianças, regularmente, às livrarias. Afinal, a cada ano, sempre que cada novo título da série Percy Jackson era lançado, as vendas da serie – que o produtivo autor Rick Riordan sempre anunciou ser de cinco livros estouravam. “Quando você tem uma série que é lançada regularmente, você cria uma expectativa,” disse Jonathan Yaged, editor americano do Grupo Disney Book. “Não há nada como um livro desse a cada ano. O mercado está ficando mais difícil, então quando há algo chamativo, crianças e vendedores são atraídos para isso.” Com séries, diferentemente de volumes únicos, ele disse, “você cria esse momento”.

 

Na série The Kane Chronicles, as crianças podem esperar uma boa dose de Abracadabra “Na minha pesquisa, eu me deparei com coisas fascinantes que a maioria das pessoas não sabem sobre mágica Egípcia e como isso surgiu,” disse Riordan. “Algumas das origens mais antigas da magia estão voltadas para o Egito. Os mágicos Egípcios são famosos no mundo antigo por serem absolutamente os melhores.”

 

Dessa vez, Riordan escolheu um menino e uma menina como personagens principais. Mesmo com um personagem principal masculino na série Percy Jackson, ele descobriu que ambos os gêneros liam suas histórias. “Os livros de Percy Jackson foram sempre rotulados como bons livros para garotos”, ele comentou. “[Mas] você vai a um dos meus eventos, é 50-50%.” De capítulo a capítulo, Carter e Sadie vão se revezar como narradores. Ao invés de recontar os eventos, cada um deles vai avançar um pouco na aventura. Assim como Percy Jackson, eles vão ser “narradores de primeira pessoa, super espertos”.

 

Diferentemente das crianças de O Ladrão de Raios, os irmãos Kane não serão metade deuses. “Não existem semi-deuses na mitologia Egípcia,” conta Riordan. “[Porém] a família Kane tem um longo histórico que remete aos tempos remotos dos Faraós”.

 

Esperem que Carter e Sadie envelheçam mais ou menos um ano por livro, Riordan disse. Então em 2011, eles terão 15 e 13, e em 2012, eles irão ter 16 e 14. Até o momento, Riordan possui três livros planejados para a série – sujeito a mudanças. “Eu posso acabar indo além disso,” ele disse. No The Kane Chronicles, Carter e Sadie vão ser mais “andarilhos globais” que Percy Jackson. “Eles vão visitar muitos outros países, assim como os Estados Unidos,” disse Riordan. Ele não revela exatamente como eles vão poder fazer isso. “Esse é sempre o desafio dos livros infanto-juvenil. Onde estão os pais?” ele pergunta. “Você tem que inventar algum mecanismo que vai fazer com que as crianças acreditem que os irmãos possam viajar ao redor do mundo”. Em The Kane Chronicles, “A mãe e o pai são bem presentes no enredo… por causa da história da família e a conexão especial com o antigo Egito” O pai, Doutor Julius Kane, possui doutorado em Egiptologia (estudo do Egito). “Esse é seu disfarce, pelo menos. É o que ele conta às pessoas,” revela Riordan.

 

Como professor, Riordan conta, ele aprendeu a utilizar o humor e relacioná-lo aos jovens. E como um pai que gostava de ler em voz alta para os filhos, Haley, agora com 15, e Patrick, agora com 11, ele também descobriu como fazer as crianças rirem. Com a nova série, assim como Percy Jackson, “Eles são meu primeiro público,” ele disse. Riordan experienciou um “momento amargo”, ele diz. Com The Kane Chronicles, Haley, que foi a primeira a escutar O Ladrão de Raios quando tinha nove anos, disse “Porque essa história parece mais infantil para mim?”. Claro, Riordan comentou, que seu filho se sentiu assim porque ele está seis anos mais velho.

 

Ler em alta voz para seus filhos ajuda o autor a perceber quais ironias precisam ser trocadas. “Eles não precisam realmente comentar. Eu posso dizer pela expressão deles.” conta Riordan. “Se eu escrevo uma piada que eu acho que é hilariante e eles não dão risadas, eu sei que tenho que consertar. Eu observo as reações dele, e é realmente o melhor laboratório que se pode imaginar para escrever livros para crianças.” (O papel da esposa dele em sua casa em San Antonio, segundo Riordan, “gerente do escritório”)

 

Como ex-professor, Riordan gosta de escutar dos bibliotecários sobre como as sessões de mitologia das bibliotecas estão “sendo exploradas agora”, diz ele. “Se The Kane Chronicles pode ser uma ponte para despertar o interesse da mesma maneira, eu vou sentir que fiz algo bom”. Para escrever The Kane Chronicles, ele procurou os mitos do Antigo Egito.

 

O que vem a seguir para o Rick Riordan? Ele está atualmente trabalhando em uma nova virada para o Acampamento Meio-Sangue da sua série do Percy Jackson, que estréia em 2010. “O mundo de Percy Jackson irá continuar” Yaged disse. Riordan não sabe ao certo o que mais ele vai assumir. “Eu amo mitologia Nórdica, eu amo mitologia Chinesa, Mitologia Indiana. O mundo é um livro aberto,” ele disse. “Eu podia fazer uma carreira simplesmente escrevendo sobre mitologia de diversas maneiras e eu estaria muito feliz.” Mas, ele adicionou, “Eu tenho outras idéias que não são baseadas em Mitologia”.

 

O manuscrito do novo livro ainda não está circulando nas companhias de filmes. “[O manuscrito] está sob controle restrito, apenas comigo, meu editor e meu agente,” o autor disse. No entanto, ele gosta de adaptações para o cinema, se elas funcionam bem. Percy Jackson & Os Olimpianos: O Ladrão de Raiosda Fox, dirigido por Chris Columbus, irá chegar aos cinemas dia 12 de fevereiro de 2010. O seu elenco inclui Pierce Brosnan, Rosario Dawson, Catherine Keener, e Uma Thurman.

 

Disney não vai revelar a quantidade de livros de The Kane Chronicles que serão disponibilizados na primeira remessa. “Isso sera o nosso próximo anúncio” diz Yaged. “Muda todo dia”. A companhia irá lancer simultaneamente uma versão em audio do livro.

 

Crianças e vendedores de livros já estão agendando o dia 4 de maio, a data de lançamento do primeiro livro da série. Josh Stricker, 14 anos, orgulhoso dono de cópias autografadas dos cinco livros de Percy Jackson, planeja encomendar o livro antes e buscá-lo no dia 4 de Maio, na BookPeople em Austin, Texas “Tem algum tempo desde que ele publicou um livro, e eu já li o último vezes suficiente,” o garoto disse. “Eu quero ler algo novo escrito por ele.”

 

“A grande maioria de nossas crianças preferem séries,” disse Topher Bradfield, coordenador de extensão para as crianças na BookPeople. “Eles querem alguma coisa que tenha um personagem que cresce continuamente. Eles ficam muito confortáveis com a idéia de seguir um personagem através de um conjunto de livros.” Realmente, BookPeople atrai 1,000 a 4,000 pessoas todas as vezes que Riordan visita a loja, e também coordena um acampamento de seis semanas, baseando-se na série, conhecido como Camp Half Blood. No último verão, mais de 500 crianças foram ao acampamento.

 

O ingrediente especial de Riordan, segundo Bradfield, é seu senso de humor. “Fantasia é popular, mas a coisa que é realmente popular, é algo que é engraçado” ele disse. “Rick manteve seus livros inteligentes, afiados, engraçados e aventurosos ao mesmo tempo. É uma combinação vencedora.”

 

Os livros de Rick Riordan atraem os leitores mais relutantes, Bradfield disse. “Os garotos que realmente estão divididos ao considerar se a leitura de um livro vai ser tão divertida quanto jogar vídeo-game – os livros do Rick têm sido vitais para atrair esse grupo de crianças”. Bradfield e outros no Texas Book Fair, no último fim de semana, ouviram Riordan ler parte do primeiro capítulo de The Red Pyramid. “Ele tem esse jeito maravilhoso de nos envolver,” disse Bradfield. Muito animadamente, Riordan terminou com o pai dos irmãos Kane explodindo um museu de antiguidades. Para saber o que acontece em seguida, Bradfield, assim como outros incontáveis fãs, terão que esperar até dia 4 de maio.

 

Anúncios

0 Responses to “Matéria de Rick Riordan para Publisher Weekly”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,486,617 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: