07
mar
10

Filho das Águas

Matéria publicada no jornal Correio no caderno Vida, na página 29 do dia 27 de fevereiro de 2010.

Filho das Águas

Explorando o filão de Harry Potter, Percy Jackson é novo herói teen.

Doris Miranda

doris.miranda@redebahia.com.br

Harry Potter que se cuide. Após anos sem concorrência, o bruxinho inglês tem agora, no destemido pré-adolescente Percy Jackson, um rival no coração dos fãs. Primeira criação literária do ex-professor americano Rick Riordan, 45 anos, a partir de uma história contada para seus próprios filhos, o menino é herdeiro de Poseidon, deus dos mares.

Por isso, e como todo herói que se preze, ele enfrenta rivais de peso como o Minotauro, a Medusa ou as Fúrias. Justamente por recontar a mitologia grega com sabor pop, a série Percy Jackson e os Olimpianos é um sucesso.

São 9 milhões de exemplares vendido no mundo. Só no Brasil, já são mais de 130 mil, resultado da apuração dos três primeiros títulos da saga.

O quarto e penúltimo volume, “A Batalha do Labirinto”, acaba de chegar às livrarias e já figura na lista dos mais vendidos da revista Veja junto com os outros três. Na relação desta semana eles estão assim: “O Ladrão de Raios” ocupa o 3º lugar; “O Mar de Monstros”, o 6º; “A Maldição do Titã”, o 8º; e “A Batalha do Labirinto”, o 4º.

Herdeiro de Poseidon, o destemido Percy Jackson (Logan Lerman, no cinema) tem poder sobre as águas

No cinema – Como J.K. Rowling oui Stephenie Meyer, autoras de Harry Potter e Crepúsculo, respectivamente, Riordan agora conta com o poder de Hollywood para faturar mais. Isso porque “A Batalha do Labirinto” saiu simultaneamente com a versão cinematográfica de “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”, longa-metragem de Chris Columbus que conta a história do livro homônimo.

Descrito como tantos outros meninos de Nova York, Percy tem alguns diferenciais. Para os mortais, ele tem dificuldade de aprendizado e é hiperativo. No mundo mitológico, a segunda característica – tão normal a semideuses – representa habilidade extrema na batalha. Some-se a isso o poder absoluto dele sobre as águas, um presente de seu pai, o deu dos mares.

Em “A Batalha do Labirinto”, Percy tem que encontrar o fio de Ariadne para conseguir lutar contra Cronos, o primeiro Titã, dentro do labirinto de Dédalo. Por isso, novamente se junta à amiga Anabeth, filha da deusa Atena, com quem parte para os domínios do rei Minos de Creta, onde pode resolver seus problemas.

Penetrar no universo criado por Riordan é vê-lo sacudir a poeira da mitologia de uma forma muito inteligente. Ele pode até ser comparado a J.K. Rowling, coisa que atura com muita freqüência, mas é inegável que deu novo fôlego às sagas infanto-juvenis.

Sua obra ganha muitos pontos – e resta grande serviço aos novos leitores – ao inserir a mitologia grega no mundo de hoje. E o faz com humor, o que é melhor. Seu Monte Olimpo, por exemplo, está localizado no Empire State Building, em Nova York, e o submundo de Hades sob a placa de Hollywood. O transporte de Hermes, deus da comunicação, é nada menos que um All Star com asas.

Nova Saga – Com Percy Jackson já consagrado, Rick Riordan começa a fala sobre sobre a próxima série, “The Kane Chronicles, cujo primeiro volume será lançado em maio, nos Estados Unidos. Especialista em antigas mitologias, ele se volta para a fascinante história egípcia.

Os protagonistas dessa vez são Carter Kane, 14 anos, e sua irmã, Sadie, 12 anos, descendentes de mágicos egípcios, que lutam para preservar a humanidade de deuses rebeldes.

“Nas minhas aulas, tinha apenas uma coisa que era mais popular que a Grécia Antiga: o Egito Antigo”, afirma Rick Riordan, que ensinou estudos sociais e inglês durante 15 anos. Era só uma questão de tempo começar uma saga nessa linha.

Ficha:

Livro “Percy Jackson e os Olimpianos – A Batalha do Labirinto”

Autor Rick Riordan

Tradução Raquel Zampil

Editora Intrínseca

Preço R$ 30 (392 páginas)

Mitologia grega em ritmo de muita aventura

Tal como fez nos dois primeiros filmes da série Harry Potter, o cineasta Chris Columbus construiu uma obra fidelíssima à versão literária de “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, baseado no primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos. Tão fiel que Columbus não se deu ao trabalho de ousar. No filme, em exibição nos cinemas, tudo é literal na trama que apresenta o semideus Percy Jackson (o belo Logan Lerman, 18 anos), filho de Poseidon (Kevin McKidd) e que vai ao inferno para salvar a humanidade da fúria dos deuses.

A questão é que, mesmo com a competente adaptação, o filme podia render mais. Principalmente para quem devorou os livros de Rick Riordan. Faltam ritmo e tensão num roteiro esquemático demais. Muitos pontos, porém, para o elenco bacana: Sean Bean (Zeus), Pierce Brosnan (o centauro Quíron), Uma Thurman (uma deliciosa Medusa) e Brandon T. Jackson (na pele do divertido sátiro Groover).

Uma Thurman interpreta Medusa no filme sobre Percy Jackson

Anúncios

1 Response to “Filho das Águas”


  1. março 13, 2010 às 5:53 pm

    ler todo o blog, muito bom


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,641 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: