30
dez
09

O Cavaleiro do Dragão

Já fiz um post anteriormente comentando sobre o livro “Coração de Tinta” da escritora alemã Cornelia Funke. O livro foi uma surpresa e tanto. Por ter gostado tão facilmente da história e da escrita dela acabei procurando por outros livros, enquanto a sequencia de “Coração de Tinta” não é lançado. Nessa busca, encontrei “O Cavaleiro do Dragão”. A classificação do livro é recomendada para crianças de 9 a 12 anos. Achei que poderia ser meio bobinho, mas tive mais uma surpresa. Apesar da classificação ser para crianças bem novas, o livro é muito interessante e pessoas de todas as idades irão gostar, já que a história trata-se de relações humanas, além de muita aventura que mexe com o imaginário de crianças e jovens. Para os adultos, há uma reflexão sobre amizade, abandono, persistência e busca dos seus ideais.

O livro conta a história de Lung, um dragão prateado que acaba descobrindo que os humanos, seres por quemos dragões sentem tanto medo, pretendem invadir e inundar o local (um vale) onde eles habitam, que servia como refúgio e esconderijo. O que significaria a extinção da espécie e, para que isso não acontecesse, os dragões que ali habitavam precisariam encontrar um outro local secreto e distante dos homens para que pudessem sobreviver. Mas onde seria este local? Será que os dragões teriam coragem de se expor para fugir?

Os dragões mais velhos ainda lembravam-se de um lugar pouco conhecido e comentado. Uma terra quase mítica, chamado de a “Borda do Céu”, onde os dragões vivam em paz e em harmonia, num passado bem distante. Lung, ao tomar conhecimento desta informação, se enche de coragem e decide que precisaria conhecer o local para que todos pudesse de fato se mudar para lá e garantir a sobrevivência de todos os seus irmãos.

Mas o problema é que ele não faz a menor idéia de como chegar lá, já que não sabe onde fica. Para isso contará com uma ajuda muito especial de um ser bem pequenino que lhe dará um mapa com todas as indicações necessárias e as quais ele tanto precisará. Então ele parte para uma viagem que é uma verdadeira jornada. Entretanto, mais um problema surge. Apesar de Lung ser um jovem dragão e poder voar, ele só é capaz de voar se alimentar-se de energia retirada do sol. Mas o que Lung ainda não sabe é que esse será o menor dos problemas que enfrentará na sua longa e duradoura viagem.

Lung acaba conhecendo o garoto Ben, um garoto pobre e que vive sozinho, sem família e sem perspectivas. Sem temer o dragão no primeiro encontro, ele se mostra valente e decide acompanhar o dragão e Sulfrônia, uma jovem Kobold, na sua jornada, tornando-se o cavaleiro do dragão, do título do livro. Juntos, eles embarcam em uma aventura perigosa e cheia de mistérios.

Enfrentam armadilhas traiçoeiras criadas pelo dragão implacável Ur Tig, um ser totalmente inescrupuloso que inclusive é um verdadeiro monstro comedor e assassino de dragões. Além do maior inimigo dos dragões, Ben e Lung terão que enfrentar os traiçoeiros e interesseiros anões de pedra, corvos espiões mandados por Ur Tig e a própria incapacidade de voar de Lung em algumas situações.

Mas não só de problemas viverá a jornada dos três viajantes. Eles encontrarão apoio e ajuda de um gênio de mil olhos, de uma serpente marinha, de jovens monges budistas e do conhecido e respeitado professor Barnabás  Wiesengrund e da família dele.

Para saber se o jovem dragão, o garoto e a jovem Kodold conseguirão se livrar de todos os percalços surgidos no caminho e descobrir se de fato a “Borda do Céu” existe e, caso exista se os dragões poderão habitar o local, só mesmo lendo o livro, pois isso é o final da história e não quero ser desmancha prazeres. Afinal muitas surpresas recheiam a fantástica história de Cornelia Funke.

Apesar de ser um livro quase não conhecido no Brasil, quando lançado na Alemanha, fez um sucesso grande e vendeu mais de 500 mil exemplares. Foi bem aceito fora do circuito europeu de literatura e chegou a passar algumas semanas na lista de mais vendidos do jornal americano New York Times.

Anúncios

2 Responses to “O Cavaleiro do Dragão”


  1. 1 Orácio Felipe
    janeiro 1, 2010 às 9:15 pm

    MAGNUM OPUS
    O Mantra do Infinito
    Autor: Orácio Felipe
    Descrição :
    Papai estava enfermo, sofrera um acidente. Ele havia afrontado Deus. Mas ele teria mais uma chance. Antes porém, haveria de ser iniciado, afim de que mudasse seus hábitos. O livro conta a história de um novo Cavaleiro do Templo e sua viagem. Quem irá ajudar um filho da viúva?

    http://www.clubewdosautores.com.br

  2. fevereiro 12, 2011 às 12:44 pm

    Olá Pessoal Eu Estava procurando uma História pra colocar em meu blog sobre RPG então estou fazendo umas classes variadas do RPG de mesa então queria pegar uma História com o Apoio de voçes pra mim colocar na descriçao das classes No meu blog se voçes puderem me ajudar e agradeço !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,461,789 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: