18
dez
09

Desventuras em Série – O Espetáculo Carnívoro

O nono livro, “O Espetáculo Carnívoro” da coleção de 13 volumes “Desventuras em Série” dá continuidade ao período desafortunado dos jovens órfãos mais queridos do mundo da literatura infanto-juvenil. Após escaparem de sanguessugas cegos, das perseguições constantes de Olaf, de uma temporada bem sinistra em uma cidade infestada de corvos, de quase morrerem em um poço de elevador e quase serem queimados em um incêndio em um hospital, agora os Baudelaire enfrentam um espetáculo para lá de bizarro, que nos remete a Roma Antiga.

Após o incendiário conde destruir todo um hospital, as crianças, sem ter para onde ir, decidem manter-se próximas ao odioso Olaf, para isso eles arranjam abrigo em um porta-malas de um misterioso carro preto. As crianças estão completamente inconfortáveis, mas eles não poderiam nem reclamar, já que ninguém sabia que eles estavam ali, estavam escondidos de Olaf no covil do assassino. Mas eles preferiam se manter por perto para vigiá-lo e antecipar todos os seus passos.

Quem dirige o carro é o vilão interesseiro e ganancioso e, isso pode significar uma grande enrascada para os pequenos. Até então, Olaf nunca conseguira conquistar os seus objetivos de seqüestrar e roubar a herança das crianças. Será que agora finalmente as desventuras das crianças chegará ao fim e Olaf será bem sucedido?

A primeira grande surpresa das crianças é descobrir a pergunta que todo leitor, com certeza, já se fez: como é que o conde sempre encontra as crianças? Mesmo que eles mudem de tutor constantemente, Violet, Klaus e Sunny sempre são encontrados pelo vilão. A resposta para essa questão é: Madame Lulu (Olívia), uma vidente que de posse de uma bola de cristal sempre revela a Olaf o paradeiro dos órfãos.

Madame Lulu não passa de uma charlatã, mas o conde não faz a menor idéia dessa verdade. Então vai novamente ao encontro dela para obter a preciosa informação: onde estavam os órfãos e saber se realmente um dos pais dos Baudelaire que deveriam ter morrido no incêndio estava realmente vivo, como indiciava o dossiê Snicket, encontrando pelas crianças dentro do hospital hostil. A vidente informa a ele que realmente um dos pais dos meninos sobreviveu e mais, lhe diz até mesmo onde a pessoa se encontra: nas Montanhas de Mão-Morta.

Para poder continuar vigiando os passos do arqui-inimigo, os meninos precisam tomar uma atitude extrema. Um verdadeiro circo dos horrores é onde se encontra Olaf e sua trupe do mal e, para continuarem próximos, os meninos decidem entrar para a trupe do circo como aberrações. Assumem então duas fantasias: Violet e Klaus se disfarçam de gêmeos xifópagos e Sunny de bebê lobo. Além das crianças outras pessoas tidas como aberrações convivem juntas em um trailer. Klaus e Violet sentem muita dificuldade para manter o disfarce, pois realmente era bem difícil para eles realizarem atividades comuns, como dormir e trocar de roupa.

Aqui encontramos novamente a personagem Esmé Squalor, a namorada nefasta de Olaf. Neste livro ela tem uma participação muito importante e essencial para os planos maquiavélicos do conde. Cabe a Esmé convencer as aberrações a entrarem na trupe do parque de Olaf. Ela finge gostar e ter carinho por aberrações, mas é apenas mais uma parte de um plano sórdido que entenderemos mais para frente.

Em meio a confusões de apresentações no circo dos horrores, as crianças conseguem descobrir através de suas investigações que a Madame Lulu não passa de uma farsa. Enquanto isso, por outro lado, Olaf e seus comparsas tomam uma atitude horrível: cavam um fosso e enchem ele de leões para que ali fosse realizado um espetáculo bárbaro e sangrento, que nos lembra os espetáculos de arenas do Coliseu Romano em que os gladiadores tinham que lutar com os leões para sobreviver. Pois Olaf para entreter o público jogava para os leões as aberrações do Parque Caligari. E, surpresa! Adivinhe? Violet e Klaus também foram escolhidos para servirem de comida para os leões. É uma agonia doida a luta deles pela sobrevivência e também eles terão que enfrentar uma multidão indócil e louca por sangue.

Os Baudelaire tentam ajudar Lulu após descobrir algumas coisas a respeito dela e de Olaf e combinam de fugirem juntos do vilão no dia seguinte, até uma central da organização C.S.C. que não ficava muito longe de onde eles estavam. Mas, para variar, o plano não dá certo. Lulu estava agindo do lado errado, mas eles conseguem resgatá-la para o lado correto e ela se mostra uma pessoa muito nobre e altruísta, se prejudicando fatalmente para ajudar aqueles que queriam apenas salvá-la.

Olaf e Sunny estavam juntos em um carro, o dos vilões e Violet e Klaus estavam em outro carro (no trailer) das aberrações. Durante um deslocamento do circo, Olaf corta a corda que prende o carro ao trailer e, com isso, os irmãos mais velhos acabam despencando ladeira abaixo.

O que será das crianças agora? Sunny em um carro ao lado de vilões da pesada e Klaus e Violet rolando ladeira abaixo dentro de um trailer. Eles sobreviverão? Se sim, como eles farão para ficar juntos novamente? Isso e outras coisas só saberemos no décimo livro da série.

Anúncios

2 Responses to “Desventuras em Série – O Espetáculo Carnívoro”


  1. dezembro 19, 2009 às 10:28 am

    eu li o primeiro livro da série e ja percebi que os Baudelaires iam ter realmente um mau começo.
    rs
    amei o blog.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,624 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: