16
dez
09

Cidades baianas ganham bibliotecas

Matéria publicada no jornal Tribuna da Bahia, no Caderno Cidade, na página 12, no dia 16 de dezembro de 2009.

Cidades baianas ganham bibliotecas

Governo cumpre lei aprovada pela Câmara

Cristiane Flores

A Secretaria de Cultura através da Fundação Pedro Calmon, órgão responsável pelas bibliotecas estaduais, em parceria Ministério da Cultura (Minc), está promovendo a instalação de bibliotecas em municípios baianos. De acordo com nota publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, foi inaugurada na última sexta-feira, dia 11 de dezembro, primeira Biblioteca Pública Municipal de Jandaira. A população da cidade terá acesso a um acervo de aproximadamente 3 mil livros, desde literatura infanto-juvenis, romances, livros de pesquisas e obras sobre temas como filosofia e literatura.

Atualmente 359 municípios baianos possuem bibliotecas; dos 58 que não possuem este equipamento, 54 já foram contemplados com o Programa Livro Aberto. Estão agendadas 10 implantações para janeiro de 2010. A meta do governo é que no primeiro semestre de 2010 seja zerado o número de municípios baianos sem este importante espaço.

A instalação cumpre determinação do governo federal. Depois de seis anos, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade proposta  da ex-deputada federal, Ester Grossi, para que toda escola, pública ou privada, tenha obrigatoriamente uma biblioteca .

Marilene Betros, vice-coordenadora da Associação dos Professores Licenciados Bahia (APLB/Sindicato), considera essencial as escolas possuírem bibliotecas com profissionais capacitados. “Consideramos fundamental que cada escola possua uma biblioteca, para que os alunos não precisem sair do ambiente escolar para realizar pesquisa. A gente sempre defendeu que escolas possuam não só biblioteca, como também, info-centro com manutenção adequada dos computadores. É importante ressaltar que uma biblioteca não se trata apenas de uma sala repleta de livros, é necessário um profissional capacitado não só para cuidar de maneira adequada das obras como também, orienta os estudantes”, opina Marilene.

Anúncios

0 Responses to “Cidades baianas ganham bibliotecas”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,641 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: