24
nov
09

Eclipse

 

Algumas das perguntas que ficaram em suspenso ao término de “Lua Nova” são respondidas e novas aventuras, momentos de terror e conflito marcam “Eclipse”, o terceiro livro da série “Crepúsculo”.

Eu estava tão ansiosa para ler o livro, querendo saber o que aconteceria com Jacob e Bella (quase fui espancada por alguns porque eu sempre torci por Jacob e Bella ao invés de Edward e Bella) e não estava mais aguentando esperar a tradução brasileira chegar que pedi a minha irmã que trouxesse de Portugal, onde o livro foi lançado muito antes do que o Brasil. Como sou acostumada a ler livros de Saramago (que não permite que os seus livros ganhem adaptação nos países que falem a língua portuguesa) não estranhei muito, mas confesso que li o livro novamente quando foi lançado  por aqui.

No post anterior com o resumo e a minha opinião a respeito de “Lua Nova” eu comentei que cada livro ganhou um título e uma imagem na capa que possuem um  significado por trás da história. A fita vermelha rompendo-se na capa de “Eclipse” simboliza a escolha que Bella é obrigada a fazer entre Edward e Jacob, além de passar a idéia de que ela pode acabar com sua vida como humana, sendo a autora Stephenie Meyer.

“Eclipse” é narrado ainda sobre o ponto de vista da protagonista e o ponto central é a grande batalha travada entre a vingativa vampira Victoria, o clã dos Cullen, a família Volturi e os lobisomens. Adoro esse livro especialmente porque tem mais ação, foca dando um pouco mais de atenção aos lobisomens e o leitor é apresentado a novas personagens que são cativantes e outras detestáveis. É também nele que conhecemos mais um pouco sobre a vida dos outros membros da família Cullen, como eles foram transformados e as histórias de cada um são muito interessantes.

Após o regresso da viagem feita à Itália, Bella está vivendo um castigo, está sobre condicional, imposto pelo seu pai, o policial Charlie. E os castigos, para Bella, parecem não parar por aí. Meyer faz o leitor refletir e questionar se a garota deveria mesmo se tornar uma vampira ou se seria melhor para ela viver ao lado de um lobisomem. Mesmo sabendo por quem ela optaria, eu não perdi as esperanças que ela desviasse o rumo e escolhesse Jacob. A partir de “Eclipse” a história de Bella, Edward e Jacob se torna muito mais interessante.

Bella está preocupada com fim do ensino médio que está próximo, fazendo-a refletir sobre o que fará após a conclusão e ela sente-se frustrada em alguns momentos. Está extremamente angustiada pois sabe que os Volturi querem saber se ela já se transforara em uma “sanguessuga”, mas Edward não quer que a garota se torne como ele, ainda, propondo a ela que ele a transformará quando eles se casarem.

Victoria põe em prática seu plano sórdido de vingança. Para isso começa a indiscriminadamente transformar pessoas em vampiros para formar um exército para acabar com Bella, a família Cullen e os lobisomens. O bando de “recém-criados” está à solta nas ruas de Seattle, uma cidade próxima a Forks. Os incidentes deixam Edward em estado de alerta e Bella, mais uma vez, mergulha em seus sentimentos aflitivos acreditando ser a culpada disso tudo.

Bella pede para Edward não ir para a batalha e ficar ao lado dela. Ele atende ao pedido de sua doce amada, então eles vão acampar em um lugar ao norte de onde está acontecendo a batalha. Assim como pediu a Edward que não vá a luta, Bella faz o mesmo pedido a Jacob, mas ele, empolgado e com sede de sangue, devido ao seu ódio pelos “sugadores de sangue”, diz a ela que não perderia esse acontecimento por nada no mundo. A garota então dá um beijo no rosto do amigo e diz que o ama. Ela está muito confusa em relação aos seus sentimentos e acredita que Edward fique furioso pela relação que ela tem com Jacob, mas ele se mostra bem compreensivo, aceitando a presença do rival pelo amor que sente por ela.

Diante do perigo iminente, como uma exceção pelo amor que Jacob sente por Bella e pelo amor que os Cullen sentem pela menina, os lobisomens e os vampiros, pela primeira vez, tornam-se aliados e lutarão lado-a-lado nesta batalha contra os vampiros recém-criados.

Entretanto, mesmo com a fuga dos dois, Victoria acaba descobrindo o paradeiro deles e aparece no lugar com um de seus aliados, Riley, para matar Bella. É neste momento que Seth, um jovem, simpático, solícito e fofo lobo na alcatéia, se destaca e se aproxima dos vampiros “do bem”. Seth e Edward brigam com Victiria e Riley para proteger a garota, conseguindo exterminá-los colocando fogo em seus corpos para que eles tenham realmente um fim. Concomitante a isso, em outro lugar, os lobos estavam exterminando alguns vampiros recém-criados. Na batalha, Jacob acaba se ferindo e Bella sente-se muito culpada.

Quando a batalha acaba os Volturi aparecem e acreditam na promessa de Carlisle, que ele irá transformar Bella em uma vampira. Bella vai visitar Jacob para saber do seu estado. Ela explica ao amigo que se pudesse ficaria com ele, porque também o ama, mas não conseguiria viver longe de Edward, o seu verdadeiro amor. Para alegria da garota, Jacob entende a situação de Bella e ele promete ser um bom amigo e nada mais que isso, porém ele diz que continuará esperando por ela e, se algum dia ela quiser mais do que Edward ele estará lá para ela. Edward pede Bella em casamento, que aceita e parte para casa dela para informar a Charlie a sua decisão.

Mais uma vez, o livro termina com novos suspenses, criando mais expectativas no leitor. Será mesmo que Bella se casará com Edward? Jacob realmente agirá como um mero amigo passando por cima de seus reais e sinceros sentimentos pela garota? Será que os Cullen transformarão Bella em vampira como prometeram aos Volturi?

Como é de se esperar, uma adaptação para o cinema do terceiro sucesso de Stephenie Meyer está prevista para lançar até o meio do ano que vem. Será que antes disso, teremos em mãos o livro “Midnight Sun” para saciar a ansiedade para ver o filme concluído? Espero que sim!

Anúncios

0 Responses to “Eclipse”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,623 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: