23
nov
09

Sangue novo

Sangue novo

A estreante Stephenie Meyer conquista o público adolescente ao misturar dilemas jovens com vampirismo

Rodrigo Turrer

29/04/2008 – 20:57 – Atualizado em 20/05/2008 – 16:49

Quando o britânico J.R.R. Tolkien publicou seu O Hobbit, em 1937, deu início não apenas à série de O Senhor dos Anéis – o segundo livro em inglês mais vendido na História, logo atrás da Bíblia –, como também desencadeou uma febre de aficionados por magia e universos fantásticos que o furacão editorial Harry Potter só fez amplificar desde que chegou às livrarias, em 1997.

A nova saga que arregimenta uma horda maior de fãs a cada dia é Crepúsculo (Intrínseca, 416 páginas, R$ 39,90), da americana Stephenie Meyer, de 34 anos. Primeiro livro dela, começo de uma trilogia traduzida para mais de 20 idiomas que vendeu milhões de cópias pelo mundo, Crepúsculo tinha dois fã-clubes um ano antes de ser lançado no Brasil.

“Achei importante debater com outros fãs”, diz a estudante Laís Scrivani, de 19 anos. Ela criou um dos fã-clubes, que tem mais de 20 mil acessos diários e integrantes fervorosos, como a estudante do ensino médio Larissa Huayck Lobo, de 15 anos. “Meus amigos e minha família nem sabem do que trata o livro, então é bom conversar com quem conhece”, diz.

Crepúsculo narra a história da jovem Bella Swan, uma garota de 17 anos, filha de pais separados, que se muda para a chuvosa e monótona Fork, o último lugar em que um adolescente gostaria de viver. Enquanto tenta se habituar à nova vida com um pai quase desconhecido e se adaptar à rotina provinciana e aos constrangimentos da pouca amabilidade dos colegas de escola, conhece Edward Cullen, um fascinante garoto que guarda um segredo: não envelhece desde 1918, quando se tornou vampiro. Os dois, claro, se apaixonam perdidamente.

Como se a condição sobrenatural do rapaz não fosse empecilho suficiente, a família dele passa a caçar Bella graças ao apetitoso aroma de seu sangue, nunca antes sentido por aquelas bandas. Esse cruzamento de Romeu e Julieta com Drácula soa como uma versão adolescente de Anne Rice, outra escritora que explorou com sucesso o mundo dos vampiros. Rice largou o tema – trocou Drácula por Jesus. Melhor para Meyer: mais pescoços se curvarão para ler seus livros.

Eles são idolatrados

Escritores canonizados pelo público e cultuados com fã-clubes

J.R.R. TOLKIEN

Com a saga O SENHOR DOS ANÉIS, Tolkien iniciou a era de aficionados por magia e universos fantásticos, e ganhou leitores fanáticos pelo mundo

J.K. ROWLING
Um dos maiores sucessos editoriais da História,HARRY POTTER causou frenesi entre os fãs, que a cada lançamento se engalfinhavam para garantir o livro

ANNE RICE
A autora de ENTREVISTA COM O VAMPIRO e suas continuações recriou o universo dos sugadores de sangue. Depois largou seus fãs à própria sorte

PAULO COELHO
Verdadeiro fenômeno editorial no Brasil, o autor de O ALQUIMISTA arrebanhou fãs até no exterior, que mantêm sites para discutir sua obra

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI3265-15220,00-SANGUE+NOVO.html

Anúncios

0 Responses to “Sangue novo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,480,623 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: