14
nov
09

Filme ‘Onde vivem os monstros’ ganha bênção do autor do livro

14/10/09 – 16h56 – Atualizado em 14/10/09 – 17h22

Filme ‘Onde vivem os monstros’ ganha bênção do autor do livro

Dirigido por Spike Jonze, longa estreia nos EUA na próxima sexta (16).
James Gandolfini e Forest Whitaker emprestam vozes a personagens.

Jil Sergeant Da Reuters

0,,26809566-EX,00

Cena de “Onde vivem os monstros”, dirigido por Spike Jonze (Foto: Divulgação)

Transpor para o cinema de Hollywood um livro que é um clássico da literatura infantil requer coragem. Quando o livro em questão é o sombrio mas amado “Onde vivem os monstros”, de Maurice Sendak, e quando o original ilustrado contém apenas nove sentenças escritas, ajuda se você conta com a bênção do autor.

O diretor Spike Jonze tinha as duas coisas quando começou a levar para a tela grande o livro premiado de 1963, em versão que é ao mesmo tempo diferente do original e uma homenagem a este, feita para agradar não apenas às crianças mas também aos adultos.

A versão de Jonze de “Onde vivem os monstros” (“Where the wild things are”) — que levou cinco anos para ser feita e funde ação ao vivo, fantoches e animação computadorizada — chega aos cinemas norte-americanos na próxima sexta-feira (16) em meio a resenhas altamente positivas, mas também muitas reservas.

O mundo visto por uma criança

O livro é uma história com pouquíssimo texto, mas muitas ilustrações, sobre um menino travesso que veste fantasia de lobo e sai em busca de aventuras, mas, ao ser mandado de volta a seu quarto, acaba recorrendo à sua imaginação. Desde os anos 1970, é um dos dez livros infantis mais vendidos nos Estados Unidos.

Mas Jonze, responsável pelo excêntrico “Quero ser John Malkovich”, de 1999, disse que não pretendeu fazer um filme tradicional para crianças.

“Eu me propus a fazer um filme sobre a infância”, disse Jonze, co-autor do roteiro, juntamente com o romancista Dave Eggers.

“O filme trata de como é ter 8 ou 9 anos de identidade e tentar entender o mundo, as pessoas à sua volta e as emoções, que às vezes são previsíveis ou causam perplexidade”.

“Ele (Sendak) sentiu orgulho do filme”, disse Jonze, que também fez um documentário com o escritor de 81 anos, que será exibido pelo canal a cabo americano HBO.

Dunas em vez de florestas

Na maior diferença em relação ao livro, o solitário mas brincalhão Max (o novato Max Records) foge de casa e veleja até um deserto habitado por monstros peludos e com presas, que procuram o tipo de líder que Max quer ser.

O filme foi rodado perto de Melbourne, na Austrália, e, em vez da floresta verde que cresce magicamente no quarto de Max, no original, tem dunas de areia, praias e bosques devastados por incêndios. Tem um clima de filme de arte, algo raramente visto nos filmes infantis de Hollywood.

Os monstros são dublados por atores, entre eles James Gandolfini (“The Sopranos”) e o premiado com o Oscar Forest Whitaker, e ganham substância física com a ajuda de outros atores usando figurinos criados pela Creature Shop, de Jim Henson.

http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1341124-7086,00-FILME+ONDE+VIVEM+OS+MONSTROS+GANHA+BENCAO+DO+AUTOR+DO+LIVRO.html

Anúncios

0 Responses to “Filme ‘Onde vivem os monstros’ ganha bênção do autor do livro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,469,944 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: