27
out
09

Alice no País do Espelho

throughthelookingglass

O sucesso de “Alice no País das Maravilhas” foi tão grande que o escritor Lewis Carroll deu sequência as aventuras da pequena e curiosa menina, em “Alice no País do Espelho”, em 1871.

Neste volume, ao invés de personagens como cartas de um baralho, conhecerá personagens que compõem um tabuleiro de xadrez. Alice tem que enfrentar alguns obstáculos estruturados como um jogo de xadrez para que possa se tornar rainha. Ao longo do jogo surgem outros personagens um tanto quanto enigmáticos e instigantes. Assim como o primeiro livro, “Alice no País do Espelho” é mais do que uma obra para crianças, é uma obra prima da literatura fantástica que encanta leitores de todas as faixas etárias.

A menina encontrará desta vez flores e animais falantes, cartas de baralho, um jogo de xadrez vivo, Humpty Dumpty, um ovo com uma casca bem fechada, os gêmeos Tuidledum e Tuidledim, com a sua história e o Cavaleiro Branco que também é bastante intrigante.

Alice está em casa, preguiçosamente sentada em uma poltrona observando a sua gatinha, Kitty, brincar com um novelo de lã. Ela se dirige a um espelho da casa e vê a sua imagem, a de Kitty e da sua casa refletida. Porém ela nota que essa casa não e a casa onde mora e sim o País do Espelho, onde tudo é invertido.

O espelho desaparece e Alice adentra na casa que ela denomina “casa do espelho”. Ela descobre que a casa apesar de parecer igual a sua, na verdade tem diferenças bem estranhas, pois os quadros parecem vivos bem como as peças de xadrez.

Primeiro ela explora a casa, fica intrigada com um livro que ficava na estante da casa, mas frustrada com o intrigante poema que contém o livro ela resolve explorar um lindo jardim que ficava ao longe. Mas toda vez que ela tenta ir até ao jardim, ela se vê de volta a porta de entrada da casa. Intrigada e sem entender, ela pensa em voz alta e acaba ouvindo um lírio falar com ela.

Através das conversar com as flores, Alice descobre que a Rainha Vermelha está nas redondezas e sai a sua procura. Quando elas se encontram e começam a conversar, a Rainha começa a corrigir o jeito da menina falar. Ao ver um jogo em andamento, Alice pede à Rainha para participar. Com permissão, Alice começa como um peão branco e terá que se tornar rainha para ganhar o jogo.

Inexplicavelmente Alice se vê em um trem com um bode, um besouro e um homem vestido de papel branco. Em seguida, ela está em uma floresta conversando com um mosquito do tamanho de uma galinha que a ensina sobre os diversos tipos insetos do País do Espelho. Na floresta Alice descobre que começou a esquecer os nomes das coisas, inclusive o seu próprio. Mas fora da floresta, os nomes voltam a sua memória.

Explorando o país, Alice encontra os gêmeos Tuidledum e Tuidledim, que ao serem questionados pela criança qual rumo tomar, preferem ignorá-la e recitar um poema. No começa ela fica irritada, mas depois deixa pra lá pois se convence que eles estão falando absurdos. Depois de conseguir espaçar dos gêmeos, ela se encontra com a Rainha Branca que informa a Alice que no País dos Espelhos o tempo corre ao contrário, de trás para frente. Em seguida a essa informação, a Rainha coloca um curativo no dedo, grita de dor e espeta o dedo em um broche. Será que existia mais algum absurdo após isso? Oh, sim. A Rainha se transforma em uma ovelha dentro de uma loja e pergunta a Alice o que ela gostaria de comprar. Alice não se interessa em nada especificamente, apesar de na loja haver diversos produtos curiosos. Então a ovelha pergunta a menina se ela sabe remar, para em seguida mais um nonsense vir a tona. Antes mesmo que a menina pudesse responder ela se vê dentro de um bote e precisa remar, o bote bate em alguma coisa e Alice é arremessada ao solo, se vendo novamente dentro da loja. Então compra um ovo da Ovelha e quando tenta alcançar o ovo na estante está de novo dentro da floresta e o ovo da Ovelha se transforma em Humpty Dumpty, que enche a paciência de Alice dizendo que o seu nome é sem graça porque não significa nada.

Na floresta Alice escuta um barulho e vê que soldados e cavaleiros estão passando correndo. A menina encontra o Rei Branco que explica que ele enviou toda a sua cavalaria para supostamente ajudar a colar os pedaços quebrados de Humpty Dumpty.

Haigha, o mensageiro do Rei chega avisando que o Leão e o Unicórnio estão lutando na cidade. Alice então parte com toda a trupe para a cidade para assistir a luta. O Rei Branco manda que a luta seja suspensa e ordena que seja servido refresco a todos e pede que Alice corte o bolo. Mas toda vez que ela corta uma fatia do bolo, a fatia se junta ao bolo novamente. Para surpresa (ou não, diante de tantos acontecimentos pitorescos) de Alice, o Unicórnio lhe explica que no País do Espelho, o bolo precisa ser servido antes de ser cortado.

Ao ouvir um barulho, Alice se vê sozinha e o Cavalo Vermelho se aproxima dela galopando e a toma como prisioneira. O Cavalo Branco parte em defesa de Alice e em uma batalha com o Cavalo Vermelho, acaba levando a melhor e salva a menina. Alice acaba se tornando amiga do Cavalo Branco que promete levá-la em segurança até a última casa, onde ela se tornará rainha. Então Alice se vê sentada com uma coroa na cabeça e ao lado da Rainha Vermelha e da Rainha Branca, que lhe fazem perguntas sem parar, mas adormecem e começam a roncar.

Alice, como no primeiro livro, acorda e se vê segurando Kitty e pergunta se tudo que ela viveu foi realmente um sonho dela ou do Rei Vermelho.

alice no pais dos espelhos

Anúncios

20 Responses to “Alice no País do Espelho”


  1. 1 samuel
    abril 3, 2010 às 2:25 am

    por favor alguem sabe onde acho esse livro para baixar?

  2. 3 Fernanda
    maio 24, 2010 às 4:08 pm

    Olá…

    Estou a vários dias procurando para baixar o livro “Alice através do espelho” (ou por qqer uma das traduções) e não encontro de jeito nenhum, já procurei tbem nos sites 4shared e esnips e não tem jeito… por acaso vc não tem este livro para me enviar, ou sabe de algum outro lugar onde posso encontrá-lo??

    Muito obrigada,
    Fernanda.

  3. 8 Hélder
    agosto 27, 2010 às 1:57 pm

    Olá, alguém conseguiu encontrar o livro em formato digital?!

    Preciso muito deste livro… desde já agradeço e parabenizo pelo ótimo post.

  4. 10 Emely
    fevereiro 1, 2011 às 8:37 pm

    Tb achei apenas o primeiro capitulo ;/

  5. 11 Dayana
    março 11, 2011 às 2:55 am

    Eu também procuro feito uma louuuca!
    POOOOR FAVOOR alguém sabe?

  6. 12 otavio soares
    julho 20, 2011 às 3:04 pm

    se alguem souber onde baixar o livro por favor me avise obrigado

  7. dezembro 25, 2011 às 2:35 pm

    Olá eu encontrei neste link…

    http://www.4shared.com/get/rtQCz17h/aventuras_de_alice_no_pais_das.html

    São os dois livros segundo quem postou, ainda estou baixando. mais quem quiser vai lá!

  8. 16 Mili
    janeiro 12, 2012 às 4:02 pm

    Alguém conseguiu encontrar? Porque eu não acho em lugar nenhum nesse ciberespaço rsrs
    Um pena =/

  9. 18 Jean
    maio 23, 2012 às 9:26 pm

    Nossa gente q miséria hein, o livro custa uns 10 reais, aposto q pra comprar coisas tolas vcs tem dinheiro né.

  10. agosto 15, 2013 às 6:51 pm

    oi , boa noite eu li o livro mais eu não consegui entender o verdadeiro sentido do livro, a leitura é de dificil comreeenção gostaria de uma ajudinha me dizendo o real sentido para que eu possa fazer uma analise do livro a partir de algumas coisas , obrigada e agradeceria mt a ajuda , to precisando tenho uma prova sobre o livro brevemente !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,449,945 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 74 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: