23
out
09

Ziraldo

ziraldo1

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Tem seis irmãos, sendo o mais velho dos filhos. Durante a infância cursou o Grupo Escolar Princesa Isabel e em 1949 mudou-se com o avô para o Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos na Moderna Associação de Ensino (MABE).

Em 1950 voltou para a cidade natal onde terminou o segundo grau no Colégio Nossa Senhora dos Graças. A primeira graduação foi em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais em Belo Horizonte, em 1957. Após um ano de concluído o curso de Direito, Ziraldo se casou com Vilma e o casal teve três filhos. Atualmente eles tem quatro netos.

Desde muito novinho, Ziraldo dividia duas grandes paixões, uma pelo desenho e a outra pela leitura.. Sempre que podia ele desenhava, não importando a hora e o lugar. Desenhava nas paredes, nas calçadas, na sala de aula, no caderno, em todos os lugares. A sua outra grande paixão, a leitura, ele lia tudo o que lhe caia às mãos, desde revistas em quadrinhos (ele sentia que seu futuro estava ali), passando por Viriato Correa a Monteiro Lobato.

A carreira de Ziraldo começou com colaborações freqüentes na revista “Era Uma Vez”. Em 1954 expandiu seus trabalhos para o jornal “A Folha de Minas”, preenchendo as páginas de humor. Voltou a publicar trabalhos em revistas em 1957 e novamente voltou-se para os jornais em 1963 com publicações diárias de tirinhas.

Fora do jornalismo, Ziraldo criou cartazes para divulgação de filmes nacionais e foi no Rio de Janeiro que o escritor consolidou a sua carreira como um artista gráfico demasiadamente conhecido e respeitado em todo o território nacional e no exterior.

Nos idos dos anos 60, os militares tomaram o poder no Brasil e, assim, o trabalho de Ziraldo teve que dar uma parada nas publicações dos veículos de comunicação. E em 1973 a Editora Primor do Rio de Janeiro editou 3 álbuns com uma seleção das melhores histórias do Saci Pererê com o nome de “A Turma do Pererê”. Sendo adicionado ao grupo seleto de livros didáticos publicados no país para ajudar as crianças brasileiras a conhecer melhor a cultura nacional.

No final dos anos 60 Ziraldo teve sua vida artística marcada quando ganhou o Oscar Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e o prêmio Merghantealler, prêmio máximo da imprensa livre da América Latina, patrocinado pela Associação Internacional de Imprensa, recebido em Caracas, Venezuela. Diante do feito, foi convidado a desenhar o cartaz anual da UNICEF, sendo considerado uma honra, havia vista que esse feito foi concedido pela primeira vez a um artista latino. 

Com a carreira consagrada, nos anos 70, Ziraldo com grande freqüência passou a ter seus trabalhos selecionados para revistas no exterior. E muitas deles utilizavam seus desenhos em capas. No final da década de 70 ele passou a dedicar maior tempo a escrever histórias para crianças, uma paixão que estava adormecida.

Mas foi nos anos 80 que a consagração maior de todas aconteceu a Ziraldo, com o lançamento do livro “O Menino Maluquinho” na Bienal do Livro de São Paulo. O sucesso foi estrondoso e garantiu ao escritor o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro de São Paulo. O Menino criado por Ziraldo virou símbolo nacional, transformando-se em selos comemorativos do Natal nos anos 90.

Os livros de Ziraldo já foram traduzidos para várias línguas e as algumas das suas obras mais conhecidas são: 

 ziraldo99

Anúncios

0 Responses to “Ziraldo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,469,944 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: