22
out
07

Desventuras em Série – O Lago dos Sanguessugas

“O Lago das Sanguessugas” é o terceiro volume da grande obra de Lemony Snicket, a série “Desventuras em Série”. Após conseguirem por mais uma vez se livrar das garras do odioso conde Olaf, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, agora estão sentados Cais de Dâmocles esperando Sr. Poe encontrar um táxi para levá-los para o topo de um monte onde reside a sua nova tutora. São deixados para a casa de tia distante, Josephine Anwhiste, uma mulher tímida, aficcionada em gramática e regras da língua inglesa que reside em uma grande casa à beira de um penhasco, às margens do Lago Lacrimoso.

A tia Josephine vive amargurada e temerosa, pela perda de Belo, seu marido que morreu recentemente, devorado pelos sanguessugas que habitam o Lago Lacrimoso. Diante disso ela passa a viver com medo de muitas coisas e fica meio paranóica, achando que um mero alfinete pode causa algum tipo de acidente mortal.

Os Baudelaire não tiveram os melhores dias de suas vidas sob a tutela de Josephine, devido aos hábitos que ela possui e o estilo de vida dela. As refeições eram uma verdadeira tortura para eles, só comiam um frio caldo de pepino bem insosso. Ela não utilizava o fogão, tinha medo que explodisse ou que se queimasse. Os meninos sentem falta de coisas que eles costumam fazer. Violet gostaria de ter acesso a ferramentas para poder ajudá-las em suas crianções e invenções, mas ela não poderia ter pois, como a tia simplesmente temia tudo, não possuía qualquer tipo de ferramenta em casa. Klaus certifica-se que apesar de a biblioteca da tia ter diversos livros, nenhum despertava o seu interesse, pois só a tia só possuía livros sobre gramática e, para Sunny era ainda mais triste: não havia sequer um objeto duro o suficiente para que ela pudesse morder.

As crianças, apesar de não estarem levando uma vida encantadora, tinham segurança, afinal estavam longe de Olaf. Tudo ia bem até então, mas um dia quando foram a uma loja fazer compras, foram abordados por um homem que se apresentou como Capitão Sham. No mesmo instante, os jovens órfãos reconheceram de quem se tratava, mas a tia Josephine não consegue acreditar que aquele adorável, simpático e encantador homem possa ser o vilão do conde Olaf. Mas, convenhamos, dessa vez Olaf se disfarçou muito bem. Escondeu a sua verdadeira identidade com uma perna de pau, evitando, desta forma, mostrar a sua tatuagem que o entregou da última vez que tentou pôr as mãos nas crianças. Além disso, usa um gorro de marinheiro que esconde seus cabelos e sua única sobrancelha com cabelos e um tapa olhos para ocultar seu olhar maligno e brilhante.

O Capitão Sham vai visitar Josephine e as crianças e neste mesmo dia, “misteriosamente”, a tia decide cometer suicídio, deixando um bilhete de despedida, mas ele contém muitos erros gramaticais e encontram também a janela da biblioteca aberta que dá para o penhasco sobre o lago. No bilhete assinado por Josephine havia o intrigante recado de que a guarda das crianças deveria ser passada para o capitão.

Quando tudo parecia perdido e sem solução, os desafortunados órfãos, lendo e relendo o mesmo bilhete, eles descobrem que os erros gramaticais não foram cometidos por falta de conhecimento e sim propositais.  Por traz dos erros havia uma mensagem oculta que dizia apenas: “Gruta P”, que era o local onde estava escondida a tia Josephine. Concomitante a isso, um furacão ataca a cidade e por um triz as crianças não acabaram morrendo soterradas, pois a mansão Anwhiste foi jogada pelo despenhadeiro, caindo no Lago Lacrimoso.

Dispostos a resgatar a tia e entender porque ela fugira, os meninos furtam o barco a vela do capitão Sham e como Klaus era uma traça de biblioteca, lendo de tudo e sobre tudo, ele aprendera técnicas de navegação, com isso conseguem manejar o barco, mesmo tendo que enfrentar o furacão. Conseguem localizar a gruta e resgatam a tia com vida. Ela explica que o capitão forçou ela a escrever o bilhete dando-lhe a guarda das crianças. Ela, com medo, decide fugir e se esconder, com medo do capitão Sham. Após muito trabalho em convencê-la a voltar com eles, quando estão voltando para a cidade, são subitamente atacados pelos sanguessugas do lago, que fazem o barco rachar e quebrar e começar a afundar.

Violet, com os seus dons de inventora, consegue fazer e acender uma tocha para serem mais facilmente localizados, na expectativa que um barco possa resgatá-los, mas para tristeza geral, o único barco que aparece é o de Olaf, como Capitão Sham. Ele pega os garotos, mas deixa a tia para trás para ser devorada pelos sanguessugas, e a pobre mulher tem o mesmo fim terrível que Belo, seu marido recentemente morto.

Quando chegam no cais, os Baudelaire são recebidos pelo Sr. Poe. Ele mais uma vez quando as crianças contam o que houve, se nega a acreditar que o Capitão Sham seja de fato o conde Olaf. Para tentar resolver de uma vez por todas o problema, a danadinha da Sunny dá uma dentada na perna de pau falsa de Olaf, que se racha ao meio, revelando, enfim, a odiosa tatuagem de olho do vilão. Sendo desmascarado pela terceira vez, acreditamos que enfim ele será preso e deixará as crianças em paz, mas… mais uma vez ele consegue escapar depois de sair correndo.

Anúncios

6 Responses to “Desventuras em Série – O Lago dos Sanguessugas”


  1. dezembro 6, 2007 às 3:19 pm

    Nossa, obrigada pelo ótimo link para download de livros!
    😀

    Eu li a série toda até o livro do circo (esqueci o nome).
    parei de ler por quê já estava ficando deprimida.

    hehehehehe

  2. janeiro 7, 2008 às 6:17 pm

    hey!

    terminei praticamente a série agora.
    continuei de onde tinha parado.

    e baixei, pelo 4shared, o que falta eu ler, que são o 1, 4 e o 13 😀

    você não tem um blog pessoal ou coisa assim?
    beijooo!

    :*

  3. janeiro 10, 2008 às 4:49 pm

    Nossa, espero que seja mesmo! 😀
    olha, me add² no meu MSN:
    mandy_x@hellokitty.com

    é melhor que ficar se falando por comentário!
    deixa o link do teu orkut, se você tiver, lá no meu blog!
    😀

    Vou procurar sim. É que ultimamente eu tenho pelo menos um século de séries para terminar!
    o__O’

    Um beijoo! :*

  4. 4 liede
    outubro 2, 2008 às 12:32 am

    AMEI O FILME E MUITO ENGRAÇADO E TRISTE AO MESMO TEMPO .AMEI O FILME FOI D+ BJS A TODOS OS ATORES E ATRIZES QUE FIZERAM O FILME `DESVENTURA EM SERIE´ MIL BJS!

  5. 5 brenda
    outubro 29, 2008 às 4:36 pm

    eu acho a historia dos baudelaire muito interessante ja li os 7 primeiros volumes ,mas vou ter que parar pois na biblioteca da minha escola vai ate o 8 mas vou procurar ler um beijo violet klaus e sunny !!!!!!!!!!!!!! e parabens lemony snicket

  6. 6 gabs
    maio 25, 2009 às 10:09 pm

    Não gostei muito do lago das sanguessugas, por isso parei de ler a série. Agora estou lendo “Eu quero ser escritora!” é um livro voltado ao público juvem.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Melissa Rocha

Jornalista apaixonada por cachorros e literatura, principalmente o gênero infanto-juvenil. Torcedora (e sofredora) do Palmeiras e Bahia. Fã de Drew Barrymore, Dakota Fanning, Anthony Kiedis e Red Hot Chili Peppers, All Star e Havaianas.

Blog Stats

  • 1,469,944 hits

No Twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
outubro 2007
S T Q Q S S D
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Páginas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Mais Avaliados


%d blogueiros gostam disto: